Partilhar Serviços na Era do Cloud Computing: novas abordagens para a redução de custos e melhoria dos processos

Realizou-se, no dia 25 de Maio na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, A 7ª Conferência Anual 2010.

A grande adesão e a elevada qualidade das apresentações marcaram esta iniciativa.

O tema da Conferência deste ano foi “Partilhar Serviços na Era do Cloud Computing Novas abordagens para a redução de custos e melhoria dos processos”.

Com o aparecimento dos novos serviços Web, das redes sociais, de sistemas operativos virtuais, o Cloud Computing passou a ser uma das tecnologias com maior impacto nos últimos anos e irá a curto prazo criar sérios desafios aos gestores das tecnologias da informação nos vários domínios do sector público e do sector privado.

Por outro lado, numa altura em que é urgente contar com as tecnologias da informação para ajudar na retoma da economia, será que estes novos modelos de gestão e tecnologia estão a contribuir para o aumento da produtividade, da segurança e da inovação nas nossas organizações e para a redução efectiva dos custos?

Num mundo cada vez mais caracterizado pela interoperabilidade e globalização de serviços, será que as normas e melhores práticas de gestão das tecnologias correspondem às novas necessidades e desafios?

Em que medida a partilha e a virtualização de serviços vai exigir novas competências de gestão dos serviços de tecnologias da informação? Quais as fronteiras e as competências de clientes e fornecedores num mundo em que os recursos estão progressivamente a passar para a “nuvem”?

Estas e outras questões relacionadas com as normas e melhores práticas de gestão das tecnologias da informação foram tratadas por alguns dos mais reputados especialistas e gestores nacionais e internacionais na 7ª Conferência Anual da itSMF Portugal.