IT2TA de maio: Edificação do Quadro Nacional de Certificação em Cibersegurança

No dia 24 de maio, o itSMF Portugal realiza mais uma edição do It’s Time To Talk About, subordinada ao tema “Edificação do Quadro Nacional de Certificação em Cibersegurança“.

O nosso orador convidado da sessão IT2TA, Vasco Vaz é consultor no Centro Nacional de Cibersegurança, desde 2020.

Vasco Vaz irá falar-nos sobre:

1. Centro Nacional de Cibersegurança – certificação
o Atividades do CNCS, com enfoque na área da certificação

2. Enquadramento europeu para a certificação da cibersegurança
o Objetivos, Conceitos e Esquemas europeus de certificação da cibersegurança

3. Quadro Nacional de Certificação da Cibersegurança – Modelo de Governação e Decreto Lei 65/2021
o Papéis, funções e atribuições no contexto nacional e esquemas de certificação nacionais

O nosso debate final servirá como um momento de reflexão sobre o tema, a prática, os projetos e as aprendizagens resultantes, incluindo respostas a eventuais questões da audiência.

Contamos com a sua participação para enriquecer este debate.

As inscrições, gratuitas, mas obrigatórias, são feitas aqui.

Agenda:

18:00 | Abertura
Daniela Azevedo, Communications Manager

18:05 | Edificação do Quadro Nacional de Certificação em Cibersegurança
Vasco Vaz – Consultor @ CNCS

18:35 | Debate e Q&A
Vasco Vaz e António Bento, Board Member @ itSMF Portugal

19:00 | Encerramento
Daniela Azevedo


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No IT2TA de abril falou-se de Serviços Partilhados TIC - Do bazar ao mercado gourmet de serviços

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A 28 de abril o itSMF Portugal realizou mais uma edição do”It’s Time To Talk About”. O tema desta sessão foi “There is no such thing as a commodity. All goods and services are differentiable | Serviços Partilhados TIC – Do bazar ao mercado gourmet de serviços” e contou com a participação de Fátima Santos, Diretora da Área de Infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação @ ESPAP, IP.

“Temos como princípio a criação de valor para o Estado e a prevalência do interesse público, através da eficácia e eficiência dos nossos serviços”, enquadrou Fátima Santos. A eSPap presta serviços a todos os organismos da Administração Pública e também serviços internos através da gestão das plataformas de recursos humanos e de compras públicas.

Os clientes e organismos que estão a crescer procuram a eSPap, essencialmente, pela cadeia de valor, ou seja, infraestrutura as a service  e hoje a procura divide-se entre clientes que pedem gestão de plataformas aplicacionais, e outros que querem alojar serviços em cloud pública, não tendo eles próprios conhecimento ou capacidade para o fazer.

Aqui está o documento com o resumo do encontro.

O vídeo já está no canal de YouTube do itSMF Portugal.


NTT-Data

Fundação NTT DATA abre candidaturas aos eAwards Portugal

NTT-Data

A Fundação NTT DATA abriu o período de candidaturas para a 21.ª edição dos eAwards Portugal, que este ano irá premiar mais um projeto inovador relacionado com digitalização, ambiente e saúde. O prazo de receção de candidaturas termina a 1 de maio.

Esta iniciativa destina-se aos empreendedores com um projeto inovador de base tecnológica na área da saúde, digitalização ou ambiente. Os interessados poderão encontrar todas as informações em eawardsportugal.pt.


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IT2TA de abril: Serviços Partilhados TIC - Do bazar ao mercado gourmet de serviços

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A 28 de abril o itSMF Portugal realiza mais uma edição do”It’s Time To Talk About”, subordinada ao tema “There is no such thing as a commodity. All goods and services are differentiable | Serviços Partilhados TIC – Do bazar ao mercado gourmet de serviços”.

A oradora convidada desta próxima sessão, Fátima Santos, é Diretora da Área de Infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação @ ESPAP, IP.

A prestação de serviços a outros organismos públicos, na lógica de serviços partilhados, implica que os serviços tenham a qualidade adequada nas suas diversas dimensões, destacando-se, de entre estas, a disponibilidade/up-time dos serviços TIC. A prestação/fornecimento de serviços partilhados, por outro lado, tem vindo a ser desenvolvida, em várias fases, num trabalho de identificação, descrição e formação de preçário, a partir do modelo de custeio interno, de uma lista de serviços partilhados TIC (SPTIC). Deste modo pretende-se viabilizar, de forma estruturada, a contratação deste modelo por organismos da Administração Pública.

O debate final serve, como habitualmente, para reflexão sobre o tema, a prática, os projetos e as aprendizagens resultantes, incluindo respostas a eventuais questões da audiência.

Participe para enriquecer este debate! O encontro decorre online e as inscrições voltaram a ser totalmente gratuitasInscreva-se aqui.

Agenda:
18:00 | Abertura
Daniela Azevedo, Communications Manager

18:05 | There is no such thing as a commodity. All goods and services are differentiable | Serviços Partilhados TIC – Do bazar ao mercado gourmet de serviços
Fátima Santos – Diretora DITIC @ ESPAP

18:35 | Debate e Q&A
Fátima Santos e António Bento, Board Member @ itSMF Portugal

19:00 | Encerramento
Daniela Azevedo


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HOT de fevereiro abordou a gestão da qualidade de serviços TI e SI no Instituto de Informática

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A 24 de fevereiro realizou-se a primeira edição deste ano das HOT – Hands On Talk, com o tema “Gestão da qualidade de serviços TI e Segurança de Informação no Instituto de Informática, I.P.”.

Os convidados, Carlos Amado, Diretor do Departamento de Administração de Sistemas do Instituto de Informática, I. P., e Célia Vasconcelos, Coordenadora da Área de Qualidade e Auditoria do mesmo organismo público, fizeram uma apresentação global do sistema: processos da cadeia de valor, subsistemas e certificações, dando um especial enfoque ao Sistema de Gestão da Segurança da Informação e à implementação do SOC – Security Operations Center.

O processo de gestão de risco do II passa por planear e gerir os recursos, desenvolver e integrar serviços, garantir a disponibilidade e segurança desses mesmos serviços e resolver problemas. Todos estes processos são interatuantes e interdependentes.

Para uma transição digital eficaz do Sistema da Segurança Social, o II tem de desenvolver competências críticas, e, neste campo, a escassez de recursos no mercado apresenta-se como uma dificuldade para assegurar a continuidade de negócio em situações de crise.

Leia aqui o documento com o resumo do encontro.

Se esteve presente neste HOT ou se é associado com as quotas em dia, tem acesso exclusivo ao vídeo.


Assembleia-Geral itSMF Portugal | 28 de março, 18h00

Nos termos do Número 1 do Artigo 18.º dos Estatutos, convocam-se os associados da Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação – itSMF Portugal, para a Assembleia Geral, que terá lugar no dia 28 de março de 2022, pelas 18:00 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Informações;
  2. Aprovação do Relatório e Contas do Exercício de 2021;
  3. Eleição dos Órgão Sociais para o binénio 2022-2023;
  4. Aprovação do Plano de Atividades e do Orçamento para 2022;
  5. Outros assuntos.

Tendo em consideração a situação de pandemia ainda vivida no país, esta reunião será realizada exclusivamente de forma remota através da plataforma Zoom com inscrição prévia obrigatória (através de link a enviar por e-mail).

Podem consultar a convocatória aqui.

Agradecemos a todos os associados que possam estar presentes.


Call for sponsors - patrocine a conferência anual do itSMF Portugal

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O itSMF está a preparar a 18.ª edição da Conferência Anual, para dia 11 de outubro no Lispolis, em Lisboa, que, desejavelmente, se deverá realizar em formato misto (presencial e online).

O tema deste ano é “Confiabilidade e Agilidade da Gestão de Serviços” – dois dos aspetos que os clientes mais valorizam, principalmente depois da alteração de paradigma a que a atual pandemia nos obrigou. Será que as empresas continuam a prestar serviços tal e qual como os prometem? Estarão as questões de cibersegurança devidamente asseguradas a cada transação que fazemos? E a que velocidade tudo isto acontece?

Estas são algumas questões que serão debatidas ao longo do dia por um conjunto de especialistas nacionais e internacionais.

Acreditamos que o tema escolhido é de todo o interesse e relevância para as empresas adaptarem e renovarem as suas políticas e ações face a esta nova realidade.

 

Oportunidade de Marketing

Para que a sua empresa também possa estar presente no nosso grande evento anual, temos várias opções de patrocínio. Para as conhecer basta enviar-nos um e-mail para secretariado@itsmf.pt.


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Próximo HOT: Gestão da qualidade de serviços TI e SI no Instituto de Informática

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O itSMF Portugal vai realizar a primeira edição deste ano das HOT – Hands On Talk, com o tema “Gestão da qualidade de serviços TI e Segurança de Informação no Instituto de Informática, I.P.”.

Os nossos convidados, Carlos Amado, Diretor do Departamento de Administração de Sistemas do Instituto de Informática, I. P., e Célia Vasconcelos, Coordenadora da Área de Qualidade e Auditoria do mesmo organismo público, vão fazer uma apresentação global do sistema: processos cadeia valor, subsistemas e certificação, dando um especial enfoque ao Sistema Gestão Segurança Informação e à implementação do SOC.

Serão abordados os seguintes tópicos:
– Certificações ISO 20000, ISO 27001, ISO 9001
– EFQM
– PESI e PES
– SOC
– PCN

Esperamos por si na quinta-feira, dia 24. As inscrições são gratuitas para associados do itsmf, custam 5€ para estudantes e membros das Comissões Técnicas e 15€ para o público em geral. Inscreva-se aqui.

Agenda:
18:00 | Abertura
Daniela Azevedo, Communications Manager

18:05 | Gestão da qualidade de serviços TI e Segurança de Informação no Instituto de Informática, I.P.
Carlos Amado, Diretor do Departamento de Administração @ Instituto de Informática, I. P.
Célia Vasconcelos, Coordenadora da Área de Qualidade e Auditoria @ Instituto de Informática, I. P.

18:15 | Debate e Q&A
Carlos Amado, Célia Vasconcelos e António Bento, Board Member @ itSMF Portugal

19:00 | Encerramento
Daniela Azevedo

 

Webinar com o apoio de:

Eurotux

Sobre a iniciativa HOT – Hands On Talk

As HOT – Hands On Talk visam proporcionar a análise e a aprendizagem com casos reais, sendo abertas ao debate e à participação da audiência num formato descontraído. Os participantes podem, inclusive, submeter previamente questões que pretendam ver abordadas durante o evento.


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IT2TA de janeiro apresentou as melhores práticas internacionais e casos práticos em Service Management

A 26 de janeiro, o itSMF Portugal realizou mais uma edição do “It’s Time To Talk About”.

O primeiro encontro de 2022 apresentou as melhores práticas internacionais e casos práticos em Service Management.

Ter um bom processo para melhorar a entrega e a qualidade do serviço é fundamental. Muitas PMEs têm poucos ou nenhuns standards de trabalho, o que acaba por trazer dificuldades acrescidas. Se cada colaborador fizer determinado processo de uma forma diferente, ou estiver sempre a fazer todo um processo de raiz quando isso poderia não ser necessário, desperdiça-se tempo e dinheiro. “Processos e standards ajudam-nos a simplificar a nossa vida”, refere Pedro Castro Henriques, CEO da Strongstep. “Nada melhor que usar as boas práticas e não reinventar a roda”, acrescenta.

Leia aqui o documento com o resumo do encontro.

O vídeo está no canal de YouTube do itSMF.


IT2TA de janeiro: Service Management - International Best Practices & Pratical cases

No dia 26 de janeiro, o itSMF Portugal realiza mais uma edição do “It’s Time To Talk About”, subordinada ao tema “Service Management – International Best Practices & Pratical cases”.

O nosso orador convidado da sessão IT2TA, Pedro Castro Henriques, é CEO da Strongstep.

O nosso debate final servirá como um momento de reflexão sobre o tema, a prática, os projetos e as aprendizagens resultantes, incluindo respostas a eventuais questões da audiência.

Contamos com a sua participação para enriquecer este debate. As inscrições, gratuitas, são feitas aqui.

Agenda:

18:00 | Abertura
Daniela Azevedo, Communications Manager

18:05 | Service Management – International Best Practices & Pratical cases
Pedro Castro Henriques – CEO da Strongstep;
Hugo Colaço – Partner Deloitte

18:35 | Debate e Q&A
Pedro Castro Henriques e António Bento, Board Member @ itSMF Portugal

19:00 | Encerramento
Daniela Azevedo

 

Webinar com o apoio de:

Eurotux

Sobre a iniciativa IT’S TIME TO TALK ABOUT

IT’S TIME TO TALK ABOUT… é um ciclo de debates mensais, onde se podem discutir e abordar, num espaço aberto e informal, realidades, boas práticas, tendências, estratégias, oportunidades, dificuldades e riscos, relacionados com os sistemas e tecnologias de informação em Portugal, em especial com a sua gestão e governação, promovendo desta forma uma reflexão, consciencialização, sensibilização e partilha de conhecimento.

Estes debates contam com a presença e envolvimento de especialistas de empresas e entidades públicas, profissionais independentes, professores e investigadores, e de outras personalidades relevantes nos domínios relacionados com os sistemas e tecnologias de informação.

Ocorrem ao final da tarde, tendo como público-alvo a comunidade com interesses pelas diversas temáticas inerentes aos sistemas e tecnologias de informação em geral e à sua gestão e governação em particular, procurando-se em cada debate dirigir os convites para comunidades com especial interesse na temática a abordar no evento em concreto.