Assembleia Geral da itSMF Portugal 2020

Realizou-se no passado dia 16 de junho de 2020 a  Assembleia-Geral Ordinária da itSMF Portugal, tendo sido aprovado o Relatório de Atividades de 2019 e procedido à eleição dos novos órgãos sociais para o biénio 2020-2022.

Agradecemos a todos os associados que puderam estar presentes e, parabenizamos todos os membros dos órgãos sociais e desejamos o melhor sucesso.

Conheça a composição dos novos órgãos sociais em https://itsmf.pt/orgaos-sociais/


Assembleia-Geral itSMF Portugal | 16 de junho, 17h30

Convocam-se os associados da Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação – itSMF Portugal, para a Assembleia-Geral Ordinária, que terá lugar no dia 16 de junho de 2020, pelas 17:30h na sede situada na Rua Alexandre Cabral nº 2C – Loja A, em Lisboa, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Informações;
  2. Aprovação do Relatório e Contas do Exercício de 2019;
  3. Eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2020-2022;
  4. Aprovação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2020;
  5. Outros assuntos.

Podem consultar a convocatória aqui.

Agradecemos a todos os associados que possam estar presentes.


Assembleia-Geral da itSMF Portugal | ADIAMENTO

Considerado o estado de emergência vigente no país, vimos por este meio comunicar que a Assembleia Geral da itSMF Portugal agendada para o próximo dia 24 de março foi adiada para data a determinar.


Assembleia-Geral da itSMF Portugal | 24-mar-20, 17h30

Convocam-se os associados da Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação – itSMF Portugal, para a Assembleia-Geral Ordinária, que terá lugar no dia 24 de março de 2020, pelas 17:30h na sede situada na Rua Alexandre Cabral nº 2C – Loja A, em Lisboa, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Informações;
  2. Aprovação do Relatório e Contas do Exercício de 2019;
  3. Eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2020-2022;
  4. Aprovação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2020;
  5. Outros assuntos.

Podem consultar a convocatória aqui.

Agradecemos a todos os associados que possam estar presentes.


Service Management for the Digital Age

Service Management for the Digital Age

Na próxima edição de IT’S TIME TO TALK ABOUT…, no dia 16 de janeiro a partir das 16h00, a itSMF Portugal irá apresentar e discutir a Gestão de Serviços na era digital.

Esta apresentação será seguida de um debate sobre o estado atual e o futuro da Gestão e Governação dos Serviços TIC .

Contamos com a sua participação para enriquecer este debate.

Mais informação e inscrições em https://www.eventbrite.pt/e/registo-its-time-to-talk-about-service-management-for-the-digital-age-86311821983?aff=st


Inscreva-se na 16ª Conferência Anual

A itSMF Portugal vai organizar a sua 16ª Conferência Anual subordinada ao tema: “O Mundo Digital na Próxima Década”, no próximo dia 3 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

A nossa Conferência constitui um espaço de reflexão, reunindo especialistas, académicos e convidados dos setores público e privado, que partilharão as suas experiências e visão para a próxima década.

Inscreva-se já!

Consulte a agenda atualizada em https://www.itsmf.pt/2019-2/.

Contamos com a sua presença!


ITIL 4 Update 2019 – Perspective from Global ITSM Thought Leaders

A AXELOS anunciou uma nova atualização do ITIL, a framework de gestão de serviços mais utilizada mundialmente.

Esta atualização incluirá orientações práticas sobre como modelar e adaptar a sua estratégia de gestão de TI num ambiente moderno cada vez mais complexo.
A primeira atualização, ITIL 4 Foundations, está prevista para o primeiro trimestre deste ano.

A Invensis Learning, uma empresa dedicada à formação e certificação foi ouvir a comunidade de ITSM em relação a esta atualização do ITIL. Quis saber como a mesma afetará as empresas e os profissionais de ITIL e, se a nova framework tem tudo o que é necessário para lidar com as necessidades atuais.

Recolheram a opinião de Roman Jouravlev (AXELOS) e de David Nottingham (itSMF USA) bem como de outros especialistas dos EUA, Reino Unido e Austrália e o resultado foi impressionante.

Clique aqui para ler o artigo completo (em inglês)


Assembleia-Geral da itSMF Portugal 2019

Assembleia-Geral da itSMF Portugal | 28-mar-19, 17h30

Realizou-se no passado dia 28 de março de 2019 a Assembleia-Geral Ordinária da itSMF Portugal, tendo sido aprovados os Relatório de Atividades de 2018 e o Plano de Atividades para 2019.

Agradecemos a todos os associados que puderam estar presentes.


Reunião Plenária ISO/IEC JTC1 SC40 2019

Decorre esta semana, em Paris, a Reunião Plenária do Comité ISO/IEC JTC1 SC40 que conta com a participação de uma delegação portuguesa.

A delegação portuguesa conta com 5 peritos da Comissão Técnica CT191 que têm participado ativamente na discussão dos documentos técnicos e fazem parte das equipas de editores de algumas das normas em desenvolvimento.

Desta forma, Portugal participa e influencia o desenvolvimento das normas internacionais de Governação e Gestão de Serviços TIC.

Aqui fica o registo da ativa delegação portuguesa presente nesta reunião. Da esquerda para a direita: Mário Rui Costa (chefe da delegação), João Rodrigues, José António Costa e Sónia Vieira

Lembramos que no ano transacto esta reunião decorreu em Lisboa organizada pela itSMF Portugal com o apoio da APCER, da EVERIS e do ISCTE-IUL precedeu a publicação da nova norma ISO/IEC 20000.


Call for Papers | 16ª Conferência Anual itSMF Portugal | O Mundo Digital na Próxima Década

A itSMF Portugal vai organizar a sua 16ª Conferência Anual subordinada ao tema: “O Mundo Digital na Próxima Década”, no próximo dia 3 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

A Transformação Digital tem marcado a agenda dos responsáveis pelas organizações e departamentos TIC no setor privado e público nos últimos anos, reflexo de uma nova era de inovação e tecnologia.

No limiar da próxima década, a incerteza é grande e temos de nos preparar para um mundo de mudança constante. Vencerá quem melhor se adaptar e adequar os seus modelos de negócio. Antecipar a evolução das plataformas e tecnologias que têm sustentado o movimento de transformação (Edge & Cloud Computing, Inteligência Artificial, IoT, Big Data & Data Science, Blockchain, Realidade Aumentada, entre outras), e também das tecnologias emergentes, como o 5G, que prometem alavancar este movimento, é essencial para criar novas oportunidades de negócio e assegurar a vantagem competitiva.

É imperativo estar atento neste ambiente de incerteza e de mudança que irá caracterizar os primeiros anos da nova década. O grande desafio será saber que rumo tomar e quais as mudanças necessárias para preparar as suas organizações para responder de forma ágil e eficaz às mudanças das condições externas.

Procuramos contribuições que possam enriquecer a partilha de experiências na nossa Conferência Anual, na qual contamos com a presença de mais de 150 participantes. Embora seja dada preferência a temas que se enquadrem diretamente no tema da Conferência, estamos abertos a contribuições referentes a outros tópicos:
•As novas tendências tecnológicas (Edge & Cloud Computing, Inteligência Artificial, IoT, Big Data & Data Science, Blockchain, Realidade Aumentada e outras) e a gestão de serviços de TIC ;
•Metodologias e standards para a governação e gestão integrada de serviços de TI (ITIL, Agile, DevOps, Lean, 6-Sigma, Kanban, Prince2, SIaM, COBIT. TOGAF, Enterprise Architecture, BPM, CMMI e outras);
•Conceção de serviços de negócio baseados em tecnologia;
•O fator humano no contexto da gestão de serviços. Gestão do conhecimento e novas competências;
•Gestão da Segurança de Informação;
•Gestão do Risco e Continuidade de Negócio;
•Casos de sucesso de implementação de standards e boas práticas na Gestão de Serviços (ITIL, ISO 20000, ISO 27001, ISO 38500, COBIT, CMMI e outros);
•O valor aportado pela adoção das boas práticas de Gestão de Serviços;
•A importância das ferramentas de suporte à Gestão de Serviços para o sucesso da implementação dos processos (retorno do investimento).

Envie-nos a sua proposta até 15 de julho para o endereço secretariado@itsmf.pt com a seguinte informação:
•Título da apresentação;
•Resumo entre 50 a 100 palavras;
•Currículo resumido.

As apresentações terão que ser produzidas sobre o modelo de apresentação da itSMF Portugal a disponibilizar oportunamente. A itSMF Portugal reserva o direito de decidir sobre a inclusão das propostas entregues na Conferência tendo em conta critérios de disponibilidade de agenda (por exemplo, em função do número de propostas recebidas e de sessões disponíveis) e da adequabilidade e relevância das temáticas abordadas (por exemplo, privilegiando novas perspetivas na adoção e implementação das boas práticas). Será dada preferência a casos de cliente e não são aceites propostas que contemplem a promoção de produtos e serviços. A não inclusão de uma proposta na agenda da Conferência, pelas razões atrás referidas, não exclui a possibilidade do caso proposto vir a ser apresentado noutro tipo de evento organizado pela itSMF Portugal.

A comunicação sobre a decisão de inclusão da apresentação será efetuada até 31 de julho.

Contamos consigo!