Nota de pesar

A Direção do itSMF Portugal expressa uma nota de pesar pelo falecimento da mãe do presidente da Direção, Luís Azevedo, no passado dia 4 de julho.

Neste momento de consternação, endereçamos sentidos pêsames à sua família e amigos, com a amizade de toda a Direção.


IT2TA_maio23_site_v2

IT2TA de maio: Gestão de serviços nos STIC da Universidade de Aveiro - desafios e conquistas

Em maio o itSMF Portugal realizou mais um It’s Time To Talk About.

Desta vez foi analisado o processo desenvolvido na área de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Aveiro em parceria com a Strongstep, que se dedica à Engenharia de Software, Gestão de Serviços e Segurança da Informação. A empresa trabalhou em conjunto com a Universidade de Aveiro com o objetivo de ajudar a melhorar os seus processos, nomeadamente na relação tecnologia-cliente e na forma como lida com as suas ferramentas, sistemas e metodologias.

Os nossos oradores convidados desta sessão IT2TA foram Pedro Castro Henriques, CEO da Strongstep, Prof. José Vieira, Pro reitor da Universidade de Aveiro, e Filipe Trancho, Diretor dos STIC da Universidade de Aveiro.

Pode ver o vídeo da sessão AQUI.
Pode ler a nota conclusiva do encontro  AQUI.


IT2TA de julho: O impacto da Inteligência Artificial na Continuidade do Negócio

No dia 3 de julho, a partir das 18h00, temos encontro marcado para mais um It’s Time To Talk About, neste caso, o último antes do período das férias de verão.

Vamos debater o impacto da Inteligência Artificial (IA) na Gestão da Continuidade do Negócio e na Resiliência Organizacional.

O nosso orador convidado é David Martins. A sua atividade profissional tem sido desenvolvida, nos últimos 25 anos, na área dos Sistemas de Gestão (Gestão da Qualidade, Gestão de Ativos, Gestão do Risco e Gestão da Continuidade do Negócio), quer na área da indústria, quer no setor empresarial do Estado, mais especificamente na conceção, implementação e melhoria destes Sistemas e dos seus Processos com foco na melhoria da eficiência organizacional, na melhoria dos resultados e na criação de valor para as Organizações.

Formador na Academia IP, na Associação Portuguesa para a Qualidade e docente convidado na Pós-Graduação em Gestão da Qualidade na Porto Executive Academy – Módulos de Gestão do Risco e de Gestão por Processos.

É membro de várias Comissões Técnicas de Normalização com destaque para a Comissão Técnica 195 – Segurança nas Organizações e na Sociedade, a que preside, e para a Comissão Técnica 180 – Gestão do Risco, onde participa na Qualidade de Perito.

David Martins é licenciado em Engenharia e Gestão da Qualidade pela Universidade Fernando Pessoa, tem Mestrado em Estudos em Economia e Gestão do Ambiente pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Pós-graduação em Programa Avançado de Gestão e Liderança pelo INDEG-ISCTE.

Contamos com a sua presença e sempre precioso contributo para o debate. As inscrições, gratuitas, mas necessárias, podem ser feitas AQUI.

Agenda:
18:00 | Abertura
Daniela Azevedo, Communications Manager

18:05 | David Martins

18:35 | Debate e Q&A – por António Bento, Board Member @ itSMF Portugal, com questões por parte da audiência

19:00 | Encerramento
Daniela Azevedo


Call for sponsors - 2024 / 2025

O itSMF Portugal está a renovar os seus patrocínios anuais. Junte-se a nós para fazer parte das nossas iniciativas.

Com a sua ajuda, poderemos:

💡 Organizar eventos e workshops de fim de tarde em regime presencial ou online
🤝 Fortalecer a nossa comunidade de profissionais de TI

Ao patrocinar a nossa associação a sua organização vai:

✨ Ganhar visibilidade entre os principais gestores de TI
🌐 Fortalecer a sua marca no setor tecnológico
🔗 Criar ligações interessantes e colaborar em iniciativas inovadoras

Há 20 anos que promovemos a partilha de conhecimento e experiência entre os profissionais ligados às tecnologias da informação que suportam os serviços das organizações.

Faça parte da nossa jornada, colabore, patrocine o itSMF Portugal!

Quer saber mais sobre como ser patrocinador do itSMF? Envie-nos um e-mail para secretariado@itsmf.pt.


Assembleia Geral Extraordinária itSMF Portugal | 28 de maio, 18h30

Nos termos dos Artigos 18.º e 19:º dos Estatutos, convocam-se os associados da Associação Portuguesa de Gestores de Serviços de Tecnologias de Informação – itSMF Portugal, para a Assembleia Geral Extraordinária, que terá lugar no dia 28 de maio de 2024, pelas 18h30, caso estejam presentes metade dos associados com direito a voto. Caso contrário, a reunião começará pelas 19h00 com a seguinte Ordem de Trabalhos:

  1. Eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2024/2025;
  2. Apresentação e Aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2024;
  3. Outros assuntos (a inscrever até ao início da reunião).

Para facilitar a participação de um maior número de associados, esta reunião será realizada exclusivamente de forma remota através da plataforma Zoom através do link que será entretanto enviado por e-mail.

Podem consultar a convocatória AQUI.

Agradecemos a todos os associados que possam estar presentes.


lispolis

Semana do Empreendedorismo de Lisboa - Unicorn Week

Já começou a 13.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa – Unicorn Week, que decorrerá até dia 19, promovida pela CML / Lisboa Unicorn Capital e Unicorn Factory Lisboa.

Quinta-feira, dia 16, a Lispolis apresenta às 17h00 a sessão “Sustainability & Investment: It’s a match?”, com a participação do vencedor da 1.ª edição do Lispolis Ignite e onde se discutirá o tema “Investimento e novos modelos de negócio em startups de energia e sustentabilidade”. Será ainda apresentada a 2.ª edição do Lispolis Ignite e outras novidades.

O encontro decorre no piso 0 do Centro de Incubação e Desenvolvimento (Lote 1) – Rua António Champalimaud 1, 1600-756 Lisboa e as inscrições podem ser feitas AQUI.


IT2TA_maio23_site_v2

IT2TA de maio: Gestão de serviços nos STIC da Universidade Aveiro - desafios e conquistas

IT2TA_maio23_v2

No dia 23 de maio, a partir das 18h00, temos encontro marcado para mais um It’s Time To Talk About.

Desta vez vamos abordar os seguintes tópicos:
• Agenda UA – caso da UA STIC
1.1 – Introdução UA
1.2 – Desafios dos STIC (antes da implementação da ISO 20000)
1.3 – Fatores-chave de sucesso
1.4 – Lições aprendidas
1.5 – Conclusões

Os nossos oradores convidados desta sessão IT2TA são Pedro Castro Henriques, CEO da Strongstep, Prof. José Vieira, Pro-reitor da Universidade de Aveiro, e Filipe Trancho, Diretor dos STIC da Universidade de Aveiro.

José Vieira licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica em 1988 pela Universidade de Coimbra e em 1993 finalizou o seu mestrado em Automação e Sistemas pela mesma universidade. Em 2000 concluiu o seu doutoramento em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro e desde então que é professor auxiliar na mesma universidade no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática. Em 2004 foi um dos fundadores da secção portuguesa da AES e de 2005 a 2012 foi o seu presidente. Desde maio de 2018 que é Pró-Reitor para os sistemas de informação da Universidade de Aveiro.

Filipe Trancho é especialista em informática com uma vasta experiência na Universidade de Aveiro. Com mais de 25 anos de atuação na área, ocupou cargos de chefia na divisão de sistemas e gestão de informação, incluindo o de diretor de serviço dos serviços de tecnologias de informação e comunicação, desde abril de 2023.

Pedro Castro Henriques é Co-fundador e CEO da Strongstep.
Mestre em Engenharia de Software, é consultor em melhoria de processos e melhores práticas internacionais, nomeadamente em Engenharia de Software (Agile, CMMI, ITMARK e ASPICE), Segurança de Informação (ISO27001, RGDP/DPO, Tisax, ISO27035 e ISO22301) e Gestão de Serviços (ITIL 4, CMMI Services e ISO20000). Foi responsável do departamento de TI na ERS (Entidade Reguladora da Saúde) em Portugal. Trabalhou na Suécia na Ericsson e em mais de 12 países na Europa, África e América do Norte, somando mais de 25 anos de experiência, incluindo na consultoria tecnológica, ensino superior e na indústria, ao ajudar as empresas a fornecer valor sustentável através da melhoria dos seus processos de negócio, equipas e organizações. É professor convidado na FEUP (no mestrado Software Engineer em Software Quality; mestrado engenharia gestão e serviços, mestrado de engenharia informática) e membro das comissões técnicas: CT 128 Engenharia de Software e de Sistemas de Informação; CT 191 “Gestão de serviços e governação de TI”; CT 163 “segurança em sistemas de informação”, tendo integrado a direção do itSMF no passado.

O nosso debate final servirá como um momento de reflexão sobre o tema, a prática, os projetos e as aprendizagens resultantes, incluindo respostas a eventuais questões da audiência.

Contamos com a sua participação para enriquecer este debate. As inscrições são gratuitas, porém necessárias, e podem ser feitas AQUI.

Agenda:
18:00 | Abertura
Daniela Azevedo, Communications Manager

18:05 | Service Management – International Best Practices & Pratical cases
Pedro Castro Henriques – CEO da Strongstep;

18:15 | Service Management – Caso de Estudo da Univesidade de Aveiro
Prof. José Vieira – Pro-reitor da Universidade de Aveiro;

18:25 | Service Management – Caso de Estudo da Univesidade de Aveiro
Filipe Trancho – Diretor do STIC da UA (Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Aveiro);

18:40 | Debate e Q&A
Pedro Castro Henriques, Prof. José Vieira, Filipe Trancho e moderação de Hermano Correia, Board Member @ itSMF Portugal;

19:00 | Encerramento
Daniela Azevedo


IDC

IDC Data & Artificial Intelligence 2024 dia 16 de maio

Se está interessado em ficar a par das últimas novidades em soluções de Data & Inteligência Artificial, o IDC Data & Artificial Intelligence 2024 é já na próxima semana, no dia 16, e vai proporcionar a oportunidade de conhecer as previsões de analistas internacionais da IDC.

Alguns destaques da agenda:

  • Academic Panel | AI & Gen AI Impact in the Portuguese Society and Economy
    • Carlos Soares, Associate Professor at FEUP/ External Advisor for Intelligent Systems at Fraunhofer Portugal/ Researcher at LIACC/ External Collaborator at LIAAD-INESC TEC
    • Fernando Bação, Professor Catedrático na Nova IMS – Information Management
    • Mário Figueiredo, Distinguished Professor and Feedzai Professor of Machine Learning, Instituto Superior Técnico
    • Moderador: Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager, IDC
  • Digital Leader Panel | Perspetivas sobre IA e GenIA: Abordagens das Maiores Organizações Portuguesas
    • Ricardo Gonçalves, Head of Center for Artificial Intelligence & Analytics, Fidelidade
    • Francesco Costigliola, Chief Analytics Officer, CGD
    • Francisco Barbeira (Former BPI Board Member)
    • Moderador: Jorge Costa Reis, Associated Partner, IDC Consulting & CEO, Zertive Consulting

Registe-se aqui!
Utilize o código de inscrição: IDCDATA24/INST


IT2TA_site_abr17

IT2TA de abril: Thomas Doms e Xaver-Paul Stadlbauer explicam a ISO 42001 em mais um It's Time To Talk About

TUV_Austria - follow up

Em abril o It’s Time To Talk About foi sobre a “ISO 42001 – AI Management System”.

Thomas Doms, Global Product Lead AI Services at TÜV AUSTRIA Holding AG e também Managing Director na TRUSTIFAI GmbH e Xaver-Paul Stadlbauer, Senior Data Scientist at TÜV AUSTRIA Data Intelligence abordaram os seguintes tópicos:
• Conteúdo e estrutura da ISO 42001;
• Documentação necessária;
• Desafios para implementações ao abrigo da IA;
• Como implementar uma estrutura de Governança e Conformidade de IA baseada na ISO 42001.

Pode ver o vídeo da sessão AQUI.
Pode ler a nota conclusiva do encontro AQUI.


IT2TA_site_abr17

IT2TA de abril: ISO 42001 - AI Management System

No dia 17 de abril, a partir das 18h00, temos encontro marcado para mais um It’s Time To Talk About.

Desta vez vamos abordar os seguintes tópicos:
• Conteúdo e estrutura da ISO 42001
• Documentação necessária
• Desafios para implementações ao abrigo da IA
• Como implementar uma estrutura de Governança e Conformidade de IA baseada na ISO 42001

Os nossos oradores convidados são:
• Thomas Doms, Global Product Lead AI Services at TÜV AUSTRIA Holding AG e também Managing Director na TRUSTIFAI GmbH;
• Xaver-Paul Stadlbauer, Senior Data Scientist at TÜV AUSTRIA Data Intelligence.

As inscrições são gratuitas, mas necessárias, e podem ser feitas AQUI.

Agenda:

18:00 | Abertura
Daniela Azevedo, Communications Manager

18:05 | Thomas Doms e Xaver-Paul Stadlbauer fazem uma introdução à ISO 42001 – AI Management System

18:35 | Debate e Q&A
Ambos os oradores moderados por António Bento, Board Member @ itSMF Portugal, que traduzirá eventuais questões por parte da audiência

19:00 | Encerramento
Daniela Azevedo