Evolução da gestão de serviços: o caminho já percorrido e os próximos desafios
10 Anos de itSMF Portugal, 500 Associados atentos às Melhores Práticas na Gestão do Serviço. Assinalámos este momento, na Conferência Anual que debateu a “Evolução da Gestão de Serviços: o caminho já percorrido e os próximos desafios”.
Foi a 10ª Conferência Anual promovida pela itSMF Portugal. Desde a sua criação que a itSMF Portugal tem vindo a promover uma Conferência Anual com o objetivo de ser um ponto de encontro dos profissionais da área (clientes/utilizadores e fornecedores) e de ser um espaço de partilha de experiências. A Conferência Anual teve igualmente como propósito apoiar os diversos participantes no reconhecimento das mais valias das boas práticas de Gestão de Serviçose com isso contribuir para a definição de estratégias neste contexto.
Neste sentido esta conferência pretendeu contribuir para uma reflexão sobre o que vem sendo feito nestes últimos anos em matéria de Gestão de Serviços e como as boas práticas têm vindo a evoluir e a melhor se adaptarem às necessidades dos clientes/utilizadores. Facilmente se constata a existência de múltiplas normas e standards aplicados ou vocacionados para a Gestão de Serviços (IT Governance; IT Service Management, etc.).
Naturalmente, muitas dessas normas e standards possuem zonas de fronteira comuns, dificultando por vezes a sua coexistência e potencial complementaridade. Importa por isso reconhecer quais as normas e standards mais adequados a cada caso concreto e como conseguir encontrar a necessária complementaridade entre as mesmas. Por outro lado, como advogam as boas práticas, a melhoria contínua só pode ser sustentada por uma análise recorrente e credível sobre a respetiva aplicação. E importa nestas revisões avaliar se as melhorias e impactos perspetivados antes do projeto se verificaram integral ou parcialmente.
Foi com este enquadramento, que a presente edição da Conferência Anual se propôs igualmente recordar alguns projetos iniciais mais marcantes no contexto da Gestão de Serviços de TI, incluindo alguns vencedores do Prémio Excelência nos Serviços. Desta forma, foi nossa intenção perceber como essas organizações deram continuidade a esses projetos, de que forma conseguiram, total ou parcialmente, atingir os objetivos pretendidos e como estes temas são atualmente percecionados pela restante organização.