Porquê patrocinar a itSMF Portugal?
A intervenção da itSMF
A itSMF - IT Service Management Forum é uma organização independente e sem fins lucrativos, reunindo mais de 6.000 organizações, dos setores público e privado, e envolvendo mais de 40.000 indivíduos espalhados por mais de 50 Chapters.
O Chapter de Portugal – itSMF Portugal - existe desde 2003 e teve desde então um papel nuclear na promoção e divulgação das boas práticas da Gestão de Serviços, num movimento de transformação dos temas de Governance das TIC em Portugal.
Tem vindo a diversificar a sua intervenção, abordando outros temas atuais e relevantes para a sua comunidade, destacando-se o papel de ONS (Organismo de Normalização Setorial) atribuído pelo IPQ (Instituto Português das Qualidade) para o sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
A comunidade itSMF
Um dos pilares da itSMF Portugal são os seus associados, representando cerca de 236 associados corporativos, representando organizações públicas e privadas, de diferentes dimensões, e 20 associados individuais.
A itSMF desde sempre estabeleceu parcerias e colaborações com outras organizações similares e com o meio académico, possibilitando estender a sua influência.
Nos eventos que organiza envolve anualmente cerca de 500 participantes, dos sectores público e privado, a maioria decisores e responsáveis pelas TIC na respetivas organizações.
Mantém igualmente uma participação ativas nas redes sociais (Facebook; Linkedin; Twitter)
Conferência Anual
A Conferência Anual da itSMF Portugal é uma referência nos eventos nacionais, dinamizando um elevado número de profissionais e de organizações.
A realizar em outubro de 2019, a 16ª Conferência Anual terá como tema O Mundo Digital na Próxima Década, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a forma como a dinâmica da transformação digital nos afetará nos próximos tempos
Tem a duração de um dia e normalmente possui um tema âncora suportado na participação de keynote speakers com relevância e impacto nacional. Promove a partilha de experiências através da apresentação de casos recentes e de debates com elementos que aportam diferentes perspetivas aos temas em discussão.
A participação média no evento é de ~150 elementos e envolve diversos parceiros, alguns deles recorrentes. No entanto o seu impacto em termos de comunicação é muito superior através da respetiva divulgação através da rede de associados (mailing), parceiros e e visitas à página da Conferência.
It’s Time to Talk About/Workshops
Complementarmente à Conferência são realizados eventos temáticos que visam trazer temas relevantes e atuais do interesse da comunidade da itSMF, podendo serem fora do contexto da Gestão de Serviços. Inserem-se no programa It’s Time to Talk About (IT2TA) ou consistem em Workshops.
Em 2018 realizaram-se 6 eventos abordando um conjunto alargado de temas como o Blockchain. Kryptocurrency, Gestão e Governação das TIC e Norma ISO 20000-1:2018
Tem um formato ligeiro de forma a ser mais atrativo e fomenter a participação, consistindo numa sessão ao final do dia, suportado numa apresentação e num debate com elementos ou organizações com relevância e impacto no tema em discussão. Em 2018 teve uma participação média de ~30 elementos por evento.
Para a realização de eventos IT2TA ou Workshops serão adotados os temas que forem considerados mais relevantes ou diretamente solicitados pelos associados. Sem prejuízo de serem identificados outros, abaixo uma lista de temas que têm vindo a ser mais referenciados na comunidade itSMF:
- ITIL, Agile, & DevOps
- COBIT/ISO 38500 in Digital Transformation
- The new service management standard: ISO 20000:2018
- Service Management For The Digital Age
- Accelerating the Digital Transformation
- Artificial Intelligence & Machine Learning
- Internet Of Things
- Smart Cities & Factories
- Blockchain Transformation
- Data Science & Big Data
- Cloud & Edge Computing
- Immersive experience: VR & AR
- Cybersecurity & GDPR