O itSMF Portugal realizou mais uma edição das conversas HOT – Hands On Talk a 21 de junho. A sessão contou com a participação de Carlos Silva, Luís Pereira e Yoni Engel, da AlmaScience, que, no âmbito dos projetos para a inovação sustentável, abordaram o tema do papel e da celulose em devices IoT no apoio ao smart packaging com recurso a RFID – Radio Frequency Identification.
O Smart Paper Ecosystem foi desenvolvido em ambiente de laboratório corporativo. A AlmaScience foi criada em 2019 e nasceu no âmbito dos laboratórios Colaborativos – associações sem fins lucrativos criadas para ajudar a eliminar um gap identificado entre o que era desenvolvido na academia e a transformação efetiva para a indústria que, depois, traz valor à sociedade.
A sustentabilidade e segurança by design são os dois principais focos da AlmaScience que tem vindo a apostar em dispositivos de IoT para darem suporte ao “embalamento inteligente”.
Yoni Engel falou sobre o embalamento conectado e inteligente, onde a embalagem é melhorada graças a uma pequena etiqueta com RFID dando a capacidade aos consumidores de interagirem com a embalagem num ambiente digital.
Quando estiver totalmente disponível e funcional, este método assente em etiquetas com RFID vai ter um custo muito aproximado ao da impressão de um simples QR Code em autocolante. No quotidiano, teremos prateleiras inteligentes, capazes de lançar alertas sobre a aproximação da data limite de consumo de um determinado produto.
Aqui está o documento que resume o encontro.
O vídeo está disponível no canal de YouTube do itSMF Portugal.