itSMF_2022

No dia 11 de outubro de 2022 o itSMF Portugal realizou a sua 18.ª conferência anual focada na “Confiabilidade e Agilidade na Gestão de Serviços”. Ao longo do dia o encontro contou com a intervenção de mais de uma dezena de oradores e keynote speakers nacionais e internacionais.

Uma boa gestão dos serviços de TI é fundamental para um desempenho saudável dos serviços das empresas ou instituições, independentemente da sua área de atuação. Ao longo dia ficou demonstrado, através da diversidade de experiências profissionais dos oradores, que os serviços onde estão implantadas estratégias de boa gestão e nas quais a agilidade está alinhada com o negócio, resultam numa organização com resultados mais satisfatórios num quadro de profissionais menos stressado.

No Lispolis, em Lisboa, foram apresentados casos práticos de implementação de gestão de serviços e diversas experiências de implementação de serviços com ISO 20000 e os desafios que traz para o profissional de ITSM toda a transformação digital a que temos vindo a assistir na área da gestão de serviços.

Também foram abordados tópicos como a automação no local de trabalho e os desafios de padronização em inteligência artificial.

O itSMF Espanha fez uma apresentação com o seu presidente Javier Peris enquanto keynote speaker do evento, sob o título: “Cultura Ágil = Governo Ágil + Gestão Ágil”. Javier levou a audiência a refletir sobre a importância de haver um governo que aposte em TI, permitindo avançar rumo a uma gestão mais ágil.

O evento, pontuado pelos habituais momentos de networking nos coffee breaks, encerrou com um debate de balanço sobre confiabilidade e agilidade na gestão de serviços.

Em breve apresentamos-lhe o relatório completo da conferência.

itSMF_debate_final_2022