2010

Partilhar Serviços na Era do Cloud Computing: novas abordagens para a redução de custos e melhoria dos processos

Realizou-se, no dia 25 de Maio na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, A 7ª Conferência Anual 2010.

A grande adesão e a elevada qualidade das apresentações marcaram esta iniciativa.

O tema da Conferência deste ano foi “Partilhar Serviços na Era do Cloud Computing Novas abordagens para a redução de custos e melhoria dos processos”.

Com o aparecimento dos novos serviços Web, das redes sociais, de sistemas operativos virtuais, o Cloud Computing passou a ser uma das tecnologias com maior impacto nos últimos anos e irá a curto prazo criar sérios desafios aos gestores das tecnologias da informação nos vários domínios do sector público e do sector privado.

Por outro lado, numa altura em que é urgente contar com as tecnologias da informação para ajudar na retoma da economia, será que estes novos modelos de gestão e tecnologia estão a contribuir para o aumento da produtividade, da segurança e da inovação nas nossas organizações e para a redução efectiva dos custos?

Num mundo cada vez mais caracterizado pela interoperabilidade e globalização de serviços, será que as normas e melhores práticas de gestão das tecnologias correspondem às novas necessidades e desafios?

Em que medida a partilha e a virtualização de serviços vai exigir novas competências de gestão dos serviços de tecnologias da informação? Quais as fronteiras e as competências de clientes e fornecedores num mundo em que os recursos estão progressivamente a passar para a “nuvem”?

Estas e outras questões relacionadas com as normas e melhores práticas de gestão das tecnologias da informação foram tratadas por alguns dos mais reputados especialistas e gestores nacionais e internacionais na 7ª Conferência Anual da itSMF Portugal.


2012

Estratégias de racionalização e sustentabilidade das TIC (setores público e privado)

O tema deste ano foi “Estratégias de racionalização e sustentabilidade das TIC (setores público e privado)”.

O contexto económico atual obriga que todas as entidades, sejam do setor público ou do setor privado, tomem medidas que permitam assegurar a continuidade das suas atividades e da prestação dos respetivos serviços, com a qualidade desejada e frequentemente com redução dos recursos disponíveis, nomeadamente no âmbito das TIC. Importa por isso identificar e realizar oportunidades de racionalização na utilização desses recursos, conjugando com medidas que permitam assegurar a sustentabilidade das TIC com efeitos imediatos e duradouros.

Um exemplo que evidencia estas preocupações, neste caso no setor
público, é a recente aprovação de um conjunto de medidas materializadas no “Plano global estratégico de racionalização e redução de custos nas TIC, na Administração Pública”. A análise deste plano, das medidas que comporta e de como se projeta a sua aplicação, constitui uma excelente oportunidade para uma aprendizagem comum entre o setor público e o setor privado que importa promover e divulgar.


2013

Evolução da gestão de serviços: o caminho já percorrido e os próximos desafios

10 Anos de itSMF Portugal, 500 Associados atentos às Melhores Práticas na Gestão do Serviço. Assinalámos este momento, na Conferência Anual que debateu a “Evolução da Gestão de Serviços: o caminho já percorrido e os próximos desafios”.
Foi a 10ª Conferência Anual promovida pela itSMF Portugal. Desde a sua criação que a itSMF Portugal tem vindo a promover uma Conferência Anual com o objetivo de ser um ponto de encontro dos profissionais da área (clientes/utilizadores e fornecedores) e de ser um espaço de partilha de experiências. A Conferência Anual teve igualmente como propósito apoiar os diversos participantes no reconhecimento das mais valias das boas práticas de Gestão de Serviçose com isso contribuir para a definição de estratégias neste contexto.
Neste sentido esta conferência pretendeu contribuir para uma reflexão sobre o que vem sendo feito nestes últimos anos em matéria de Gestão de Serviços e como as boas práticas têm vindo a evoluir e a melhor se adaptarem às necessidades dos clientes/utilizadores. Facilmente se constata a existência de múltiplas normas e standards aplicados ou vocacionados para a Gestão de Serviços (IT Governance; IT Service Management, etc.).
Naturalmente, muitas dessas normas e standards possuem zonas de fronteira comuns, dificultando por vezes a sua coexistência e potencial complementaridade. Importa por isso reconhecer quais as normas e standards mais adequados a cada caso concreto e como conseguir encontrar a necessária complementaridade entre as mesmas. Por outro lado, como advogam as boas práticas, a melhoria contínua só pode ser sustentada por uma análise recorrente e credível sobre a respetiva aplicação. E importa nestas revisões avaliar se as melhorias e impactos perspetivados antes do projeto se verificaram integral ou parcialmente.
Foi com este enquadramento, que a presente edição da Conferência Anual se propôs igualmente recordar alguns projetos iniciais mais marcantes no contexto da Gestão de Serviços de TI, incluindo alguns vencedores do Prémio Excelência nos Serviços. Desta forma, foi nossa intenção perceber como essas organizações deram continuidade a esses projetos, de que forma conseguiram, total ou parcialmente, atingir os objetivos pretendidos e como estes temas são atualmente percecionados pela restante organização.


2014

O contributo das TIC como motor de inovação e competitividade na retoma da economia

A itSMF Portugal organizou a sua 11ª Conferência Anual subordinada ao tema: “O contributo das TIC como motor de inovação e competitividade na retoma da economia”, no dia 4 de dezembro, no Auditório da Torre do Tombo, em Lisboa.

A retoma económica tem sido, cada vez mais vezes, um tema presente na comunicação social. Em situações de crise, as organizações são ainda mais pressionadas para controlar, otimizar e/ou reduzir investimentos e despesas, nomeadamente nas TIC. Neste contexto, poderão as TIC dar algum contributo direto ou indireto no movimento de retoma?

É globalmente reconhecido que a melhoria da performance operacional e financeira das organizações passa pelo respetivo aumento da competitividade. E esse reforço da competitividade está diretamente associado a fazer-se mais, com menos. É precisamente nesta vertente que as TIC, através do impacto que tem nos processos internos e externos e no suporte ao negócio, constitui um elemento fundamental e decisivo na retoma económica.

O desafio para os responsáveis pelas TIC tem, por isso, dois aspetos distintos, mas complementares. Deverão, em primeiro lugar, identificar oportunidades de redução de custos e/ou de aumento da respetiva produtividade, sem impactar negativamente no valor entregue aos seus clientes internos e externos. Em segundo lugar, e talvez mais importante, as TIC deverão ser um catalisador da inovação dentro das organizações e intervir muito próximo das respetivas áreas de negócio. E é nesta perspetiva que as TIC podem contribuir decisivamente para a diferenciação das organizações e para o reforço da respetiva competitividade.


2015

Para Além do ITIL: Tradição e Novas Tendências

A itSMF Portugal organizou a sua 12ª Conferência Anual no passado dia 17 de setembro, em Lisboa.

O tema, este ano, foi “Para além do ITIL: Tradição e Novas Tendências”.

Os responsáveis de Sistemas e Tecnologias de Informação reconhecem, cada vez mais, na adoção de referenciais de boas práticas e de standards universais uma mais-valia para o sucesso dos seus projetos e das suas organizações. No contexto da Gestão de Serviços, o ITIL (Information Technology Infrastructure Library), cuja primeira versão foi publicada em finais dos anos 80, foi globalmente reconhecido como o referencial de facto e tem vindo ao longo dos anos a evoluir, adaptando-se a novos requisitos e desafios, e incorporando melhorias tendo por base os contributos de uma comunidade ativa.

Em simultâneo, outros standards e referenciais (como COBIT5, Lean IT, Agile e DevOps) têm também emergido no âmbito da Gestão de Serviços, alguns atuando no mesmo contexto de intervenção do ITIL, outros claramente complementares. Todos esses referenciais têm contribuído para a clarificação de alguns conceitos como “IT Operations”, “IT Management” e “IT Governance”. Mas o fundamental é que cada organização possa efetuar a sua avaliação dos referenciais e standards existentes, selecionar os que melhor se adaptam à sua realidade, decidir sobre o âmbito de implementação e definir ambições de formalização e reconhecimento dessas implementações (por exemplo, através certificações).

A constante e cada vez maior pressão pela otimização dos recursos (fazer mais por menos) promove uma intensa discussão nas organizações entre a necessidade de garantir rigor e controlo na gestão e prestação de serviços, e entre a necessidade de agilizar processos e garantir tempos de resposta ainda mais reduzidos.

Importa por isso refletir sobre de que forma todo este universo de boas práticas na Gestão de Serviços, sejam as mais históricas, sejam as mais recentes, contribuem com soluções efetivas e adaptadas a estes novos desafios e possibilitem aos Sistemas e Tecnologias de Informação constituírem um suporte ativo e essencial do negócio, muitas vezes redefinindo-o.

Inscreva-se já !


2016

Gestão de Serviços numa Estratégia de Transformação Digital

A itSMF Portugal vai realizar a sua 13ª Conferência Anual no próximo dia 27 de outubro, em Lisboa. O tema, este ano, é “Gestão de Serviços numa Estratégia de Transformação Digital”.

O mundo – pessoas, objetos, organizações – está cada vez mais digital. O aumento exponencial de dispositivos móveis, a popularidade das redes sociais, a disseminação de objetos ligados à Internet, o crescimento do volume de dados, a capacidade de processamento, a computação em nuvem e, consequentemente, o cada vez maior grau de dependência, das organizações e das pessoas, deste mundo digital, potenciam toda esta transformação digital.

Estamos no limiar de uma nova Revolução Industrial (Industry 4.0) caracterizada pela convergência e esbatimento das fronteiras entre o físico, o digital e o biológico. O digital assume por isso um papel fundamental na estratégia de qualquer negócio. A Economia Digital (Digital Business) é uma mudança de paradigma na forma como as organizações públicas e privadas irão crescer, competir, inovar e prosperar.

Esta transformação representa a oportunidade para criar novos modelos de negócio e desenvolver produtos e serviços inovadores anteriormente impensáveis. É igualmente uma oportunidade para melhorar a eficiência e a competitividade, repensando a forma como trabalhamos e revendo processos de negócio e operacionais. Privilegiar a experiência do cliente passa a ser uma exigência. A adaptação das organizações a estas novas condições e oportunidades de mercado exige uma visão alinhada com uma estratégia digital, revisão dos modelos de governação e capacidade de implementação. E o sucesso dessa adaptação determinará o êxito e a sobrevivência da organização.

As boas práticas de Gestão de Serviços, pela sua natureza agnóstica da tecnologia e fortemente alicerçada na capacidade de suporte organizacional e operacional, serão por isso fundamentais em qualquer iniciativa de transformação. Neste contexto, os processos de governação e gestão dos serviços TIC representarão, por um lado, um elemento facilitador na delineação de uma estratégica de transformação digital, atuando como uma vantagem competitiva, e, por outro lado, garantem a integração de novas e distintas abordagens de negócio, independentemente das tecnologias adotadas.

Inscreva-se já!


2017

Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação

A itSMF Portugal realizou a sua 14ª Conferência Anual no passado dia 10 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O tema, este ano, foi “Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação”.

É globalmente aceite que a inovação é fundamental para o reforço da competitividade das organizações, quer seja numa perspetiva mais económica, quer seja na relação com clientes e parceiros. Este reconhecimento resulta de se considerar que através da inovação podem ser desenvolvidos novos produtos e serviços, ou reformular processos de desenvolvimento e disponibilização desses produtos e serviços, respondendo à elevada pressão competitiva dos mercados e às expectativas dos cidadãos e organizações. É por isso um desígnio transversal à atividade privada e pública, materializando-se neste último caso na eficiência dos processos e da relação com o cidadão.

A Gestão de Serviços pretende garantir previsibilidade na prestação de serviços, como meio de indução de qualidade. Existe por isso o risco de limitar o espaço para inovação que se pretende aberto e ágil. Mas por outro lado, também poderá ser o meio para garantir a estabilidade operacional que facilite a experimentação. E a própria inovação pode e deve ser aplicada na Gestão de Serviços.

A conferência deste ano pretendeu por isso promover um espaço de reflexão e partilha de experiências que conjugue a Inovação com a Gestão de Serviços, tentando identificar as novas tendências e encontrar formas de conciliar e tirar o melhor partido de ambas as abordagens. O objetivo final é comum: melhorar as organizações e os respetivos produtos e serviços.

Contámos como habitualmente com a participação de diversos especialistas nacionais na área de gestão de serviços TI, académicos das nossas universidades e outros distintos convidados dos setores público e privado.


2018

15ª Conferência Anual itSMF Portugal '18

A 4ª Revolução Industrial traduz-se numa significativa alteração na forma como vivemos, trabalhamos e comunicamos. Constitui um novo patamar no desenvolvimento humano potenciado por um surpreendente conjunto de novas tecnologias que fazem esbater as fronteiras entre os mundos digital, físico e biológico. Torna-se desde logo mais evidente num contexto empresarial e industrial (Industry 4.0), como seja o exemplo das “smart factories” mas estende-se a outros domínios como as “smart cities” e até às nossas casas suportado na “Internet of Things” (IoT). Na essência, significa colocar o “equipamento” como uma entidade não passiva que implica reformular o princípio das Pessoas-Processos-Tecnologia, deixando a Tecnologia de ser um mero suporte para passar a ser um elemento ativo/participativo.

Esta nova preponderância do equipamento, associado com a respetiva capacidade de aprender e tomar decisões (“Artifical Intelligence” ou “Machine Learning”) coloca novos desafios para processos de gestão, alavancados na identificação à priori de decisores e na monitorização e seguimento da implementação das decisões tomadas. Uma revolução desta dimensão implica igualmente uma nova aprendizagem para maximizar os respetivos benefícios. Por outro lado, colocará ainda mais pressão sobre a utilização da informação, em que o “Big Data” terá um papel nuclear, e sem esquecer as questões inerentes à segurança da informação e privacidade.

Como garantir a unicidade e propósito dos processos contando com equipamentos que podem tomar autonomamente decisões que impactam o serviço prestado aos clientes? Qual a consequência de um equipamento tomar decisões de autoconfiguração que altera dinamicamente o serviço prestado? Serão os processos a limitar a flexibilidade destas alterações? Como poderão ser redesenhados os processos e relações com os clientes de modo a beneficiarem desta nova realidade sem colocar em causa as responsabilidades e direitos na relação cliente-fornecedor? São muitas as questões que se colocam no contexto da Gestão da Serviços e pretende-se com esta Conferência Anual contribuir para a promoção da necessária e premente discussão e partilha de experiências em torno desta nova realidade, a Indústria 4.0 e a 4ª Revolução Industrial.

Agenda

09h00 – 09h20: Receção e café da manhã
09h20 – 09h30: Boas Vindas, Rogério Costa, Presidente da itSMF Portugal
09h30 – 10h00: Abertura, Luís A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI
10h00 – 10h30: IoT: O Futuro Hoje, João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal
10h30 – 11h00: Transformação e automatização da gestão dos processos IT na Galp, Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, GALP

11h00 – 11h30: Coffee break
11h30 – 12h00: Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM), Rui Soares, itSMF Portugal
12h00 – 12h30: Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world, Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL

12h30 – 14h00: Almoço

14h00 – 14h30: Keynote Speaker: The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opportunities, Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer
14h30 – 15h00: Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nunca ter falhado um SLA, Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software

15h00 – 15h30: Coffee Break
15h30 – 16h15: Debate Final: A Gestão de Serviços TIC no Limiar da 4ª Revolução Industrial
Moderação:
José Carlos Martins, Coordenador do projeto IT’S TIME TO TALK ABOUT
Painel:
António Câmara, Professor at Universidade Nova de Lisboa, Chairman of Aromni. Co-Founder and Chairman of YGroup
Luís Vidigal, Presidente da Assoc. para o Desenvolvimento da Soc. da Informação (APDSI)
Miguel Moreira, Vice-Presidente Assoc. Port. Data Science (DSPA)

16h15: Encerramento

Apresentações

IoT: O Futuro Hoje

João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal

Transformação e automatização da gestão dos processos IT na Galp

Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, GALP

Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM)

Rui Soares, itSMF Portugal

Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world

Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL

The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opport

Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer

Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nu

Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software

Vídeos

Abertura

Rogério Costa, Presidente da itSMF Portugal

Keynote Speaker

Luís A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI

IoT: o Futuro Hoje

João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal

Transformação e automatização da gestão dos processos IT na GALP

Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, Galp

Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM)

Rui Soares, itSMF Portugal

Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world

Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL

The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opport

Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer

Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nu

Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software

Debate Final: A Gestão de Serviços TIC no Limiar da 4ª Revolução Industrial

Moderação:
José Carlos Martins, Coordenador do projeto IT’S TIME TO TALK ABOUT
Painel:
António Câmara, Professor at Universidade Nova de Lisboa, Chairman of Aromni,
Co-Founder and Chairman of YGroup
Luís Vidigal, Presidente da Assoc. Port. para Desenvolv. da Soc. da Informação (APDSI)
Miguel Moreira, Vice-Presidente da Assoc. Port. Data Science (DSPA)

Data

7 de junho de 2018
9H00-16H30

Local

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa
Transportes públicos:
Metro: S. Sebastião (Linha Azul)
Carris: 716, 718, 726, 742, 758
Coordenadas Geográficas:
Latitude N 38° 44' 1.65"
Longitude W 9° 9' 37.21

Preço

- Associado € 50
- Não Associado € 100 (*)
- Estudante Associado € 20
- Estudante Não Associado € 35
- Institucional € 50

* Inclui a quota de 2019

Pode inscrever-se através do endereço de correio secretariado@itsmf.pt


2019

16ª Conferência Anual itSMF Portugal '19

A itSMF Portugal vai organizar a sua 16ª Conferência Anual subordinada ao tema: “O Mundo Digital na Próxima Década”, no próximo dia 3 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

A Transformação Digital tem marcado a agenda dos responsáveis pelas organizações e departamentos TIC no setor privado e público nos últimos anos, reflexo de uma nova era de inovação e tecnologia.

No limiar da próxima década, a incerteza é grande e exige uma adequada preparação para um mundo em constante mudança. Mas em contrapartida a evolução tecnológica gera novas oportunidades que permitirão transformar radicalmente os modelos de negócio atuais. Neste contexto, a Inovação será essencial em qualquer processo de Transformação Digital, pela necessidade de se pensar diferente, potenciando ao máximo os benefícios do ambiente tecnológico envolvente.

Esta será por isso uma década com novas e excelentes oportunidades e não será possível ficar indiferente, sob pena de se ficar irremediavelmente fora da corrida. Persistirá por isso quem melhor se adaptar e adequar os seus modelos de negócio. Acompanhar a evolução das tecnologias que têm sustentado o movimento de transformação, mas também antecipar as tecnologias emergentes, é essencial para assegurar ou ganhar vantagem competitiva. Os responsáveis pelas organizações e os responsáveis pelos departamentos de TIC terão de estar atentos neste ambiente de incerteza e de mudança que irá caracterizar a próxima década. O grande desafio será por isso saber que rumo tomar e como preparar as suas organizações para responder de forma ágil e eficaz neste contexto de mudança mas também de novas oportunidades para fomentar a Transformação Digital.

A Conferência constituirá um espaço de reflexão, reunindo especialistas, académicos e convidados dos setores público e privado, que partilharão as suas experiências e visão para a próxima década.

INSCREVA-SE JÁ! 

Pode fazer a sua inscrição através do telefone 21 421 6239 ou de mensagem para o endereço secretariado@itsmf.pt. Se preferir, utilize o formulário que se encontra mais abaixo para fazer a inscrição.

Contamos com a sua presença!


Agenda

09h00 – 09h20: Receção e café da manhã
09h20 – 09h30: Boas Vindas, Luís Braga, Vice-Presidente da itSMF Portugal
09h30 – 10h00: Abertura, Rui Paiva, Administrador, Sonae IM (Investment Management)
10h00 – 10h30: A Autonomia e a Automatização de braços dados, Paulo Magalhães, VP Southern Europe, Easyvista
10h30 – 11h00: Digital Workplace e as Competências do Futuro, António Maia, Business Transformation & Adoption Director, Claranet

11h00 – 11h30: Coffee break
11h30 – 12h00: Qualidade e segurança pela via da transformação digital, António Marques, CTO, Ubiquity
12h00 – 12h30: Keynote: Worten’s Digital Journey, Paulo Primo Lopes, Digital Transformation Manager, Worten

12h30 – 14h00: Almoço
14h00 – 14h30: Keynote: Data Science: making your bank smarter to make your life easier, Bernardo Caldas, Head of Data Science & AI, Novo Banco

14h30 – 15h00: Conformidade com o RGPD recorrendo a Normas Internacionais, Luis Azevedo, Vogal, itSMF Portugal

15h00 – 15h30: Coffee Break
15h30 – 16h20: Debate Final: O Mundo Digital na Próxima Década
Moderação:

  • Luis A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI

Painel:

  • Fred Antunes, Presidente, Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas
  • César Pestana, Presidente, eSPap
  • Allen Vasconcelos, Head of Digital HUB @ Digital Global Unit, EDP

16h30 – Encerramento


Apresentações
A Autonomia e a Automatização de braços dados

Paulo Magalhães, VP Southern Europe, EasyVista

Digital Workplace e as Competências do Futuro

António Maia, Business Transformation & Adoption Director, Claranet

Qualidade e segurança pela via da transformação digital

António Marques, CTO, Ubiquity

Keynote: Worten’s Digital Journey

Paulo Primo Lopes, Digital Transformation Manager, Worten

Keynote: Data Science: making your bank smarter to make your life easier

Bernardo Caldas, Head of Data Science & AI, Novo Banco

Conformidade com o RGPD recorrendo a Normas Internacionais

Luis Azevedo, Vogal, itSMF Portugal

Vídeos
Boas Vindas

Luís Braga, Vice-Presidente, itSMF Portugal

Abertura

Rui Paiva, Administrador, Sonae IM (Investment Management)

A Autonomia e a Automatização de braços dados

Paulo Magalhães, VP Southern Europe, EasyVista

Digital Workplace e as Competências do Futuro

António Maia, Business Transformation & Adoption Director, Claranet

Qualidade e segurança pela via da transformação digital

António Marques, CTO, Ubiquity

Keynote: Worten’s Digital Journey

Paulo Primo Lopes, Digital Transformation Manager, Worten

Keynote: Data Science: making your bank smarter to make your life easier

Bernardo Caldas, Head of Data Science & AI, Novo Banco

Conformidade com o RGPD recorrendo a Normas Internacionais

Luis Azevedo, Vogal, itSMF Portugal

Debate Final: O Mundo Digital na Próxima Década

Moderação:
Luis A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI
Painel:
Fred Antunes, Presidente, Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas
César Pestana, Presidente, eSPap
Allen Vasconcelos, Head of Digital HUB @ Digital Global Unit, EDP

Data

3 de outubro de 2019
9H00-17H00

Local

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa
Transportes públicos:
Metro: S. Sebastião (Linha Azul)
Carris: 716, 718, 726, 742, 758
Coordenadas Geográficas:
Latitude N 38° 44' 1.65"
Longitude W 9° 9' 37.21

Preço

- Associado € 50
- Não Associado € 100 (*)
- Estudante Associado € 20
- Estudante Não Associado € 35
- Institucional € 50

* Inclui a quota de 2019

Pode inscrever-se através do endereço de correio secretariado@itsmf.pt ou enviando o formulário que se encontra mais abaixo


Inscreva-se aqui