Service Management for the Digital Era

Service Management for the Digital Age

Na próxima edição de IT’S TIME TO TALK ABOUT… a itSMF Portugal irá apresentar e discutir a Gestão de Serviços na era digital.

Esta apresentação será seguida de um debate sobre o estado atual e o futuro da Gestão e Governação dos Serviços TIC. Contamos com a sua participação para enriquecer este debate.

Agenda:
16h00: Receção dos participantes e café de boas vindas
16h30: Abertura – Luís Braga, itSMF Portugal
16h35: Apresentação “Service Management for the Digital Age“, Paulo Magalhães, EasyVista
17h15: Coffee-break
17h30: Mesa de debate: O estado atual e perspetivas futuras da Gestão e Governação de Serviços TIC
Participantes:
– Paulo Magalhães, EasyVista
– Mauro Marques, Banco Privado Atlântico Europa
– Mário Rui Costa, Comissão Técnica 191
19h00: Encerramento

Este evento decorrerá no dia 16 de janeiro, a partir das 16h00, no Auditório C2.02 (edifício II) no ISCTE em Lisboa.

Mais informação e registo gratuito em https://www.eventbrite.pt/e/registo-its-time-to-talk-about-service-management-for-the-digital-age-86311821983?aff=st


DevOps in ITIL Organizations

2ª Masterclass itSMF Portugal | DevOps in ITIL Organizations

O DevOps tem suscitado uma grande atenção no mundo da gestão de serviços de tecnologias de informação e aparece, por vezes, como uma alternativa que pode ameaçar o futuro do ITIL.

Significa isto que devemos abandonar os nossos investimentos correntes e futuros para a implementação e melhoria dos processos ITIL ou, pelo contrário, é uma oportunidade para melhorar a nossa abordagem de forma a incrementar o valor da gestão de serviços para a organização?

A itSMF Portugal, inserida na organização da Conferência Anual, promoveu uma Masterclass que aborda o tema da articulação entre o DevOps e o ITIL, contando com a participação de Barclay Rae. Barclay Rae é um consultor com vasta experiência na área da gestão de serviços TI tendo sido recentemente indigitado para integrar a equipa que vai produzir os conteúdos e exames para a nova certificação “ITIL Practitioner”.

Na primeira parte desta Masterclass, Barclay Rae apresentou a sua visão sobre o DevOps no atual contexto da gestão de serviços TIC, a sua importância efetiva, os desafios que enfrenta e a melhor abordagem para alavancar a implementação de DevOps. Na segunda parte, houve oportunidade para questionar Barclay Rae, em formato aberto e interativo, sobre a integração de DevOps numa organização ITIL, possibilitando a discussão de medidas concretas a executar com este propósito.

Agenda

14h30: Receção dos participantes e café de boas vindas
15h00: “DevOps in ITIL Organizations“, Barclay Rae, BR Independent Management Consulting
16h00: Coffee Break

16h15: Perguntas & Respostas / Discussão prática
18h30: Encerramento da Masterclass

Data e Local

Data:
16 de setembro de 2015

Hora:
15H00-18H30

Local:
Sede da itSMF Portugal
Rua Alexandre Cabral, nº 2C – Loja A
1600-803 Lisboa


9º Workshop

9º Workshop itSMF Portugal


7º Workshop

7º Workshop itSMF Portugal


The CMDB Imperative: How to Realize the Dream and Avoid the Nightmares

1ª Master Class itSMF Portugal | The CMDB Imperative: How to Realize the Dream and Avoid the Nightmares

A implementação de uma base de dados de configurações (CMDB) e de um sistema de gestão de configurações (CMS) à escala da organização é uma das iniciativas de maior impacto que uma organização de TI pode realizar para a melhoria da prestação do serviço e, para o real alinhamento entre a tecnologia e o negócio. É assim crucial identificar como implementar este sistema de gestão de configurações (CMS), para melhor gerir e otimizar a infraestrutura de TI, aplicações e serviços, conseguir maior automação de tarefas de gestão das TI e controlar os custos crescentes.

Mas por onde começar?

A implementação de uma CMDB promete uma série de benefícios para a organização mas, é incrivelmente complexa de implementar se não se entender o que ela realmente é.

Nesta Master Class, Carlos Casanova consultor de ascendência portuguesa, reconhecido especialista na gestão de configurações e em CMDB/CMS, com sólida experiência real de implementação nesta área e co-autor do livro de referência “The CMDB Imperative: How to Realize the Dream and Avoid the Nightmares”, veio propor uma abordagem para endereçar uma iniciativa de gestão de configurações e concretizar a implementação de um sistema de gestão de configurações ideal, tendo em atenção e endereçando fatores como os obstáculos, a tecnologia e a realidade organizacional existentes.

Na segunda parte da Master Class, houve um amplo tempo para a oportunidade única de questionar Carlos Casanova sobre o tema da gestão de configurações e CMDB/CMS, em formato aberto e interativo, possibilitando a discussão de medidas concretas a executar pelas organizações neste contexto.

Agenda

08h30: Receção dos participantes e café de boas vindas

09h00: “The CMDB Imperative“. – Carlos Casanova, Presidente da K2 Solutions Group, ex-Membro da direção da itSMF EUA e ex-Presidente do New England Local Interest Group

10h00: Coffee Break

10h15: Perguntas & Respostas / Discussão prática

12h30: Encerramento da Master Class

Data e Local

Data: 8 de julho de 2014
Horário: 09h00 – 12h30
Local:
Sede da itSMF Portugal
Rua Alexandre Cabral, nº 2C – Loja A
1600-803 Lisboa


Workshops

16º Workshop itSMF Portugal | A nova norma ISO 20000-1:2018 - Gestão de serviços

A nova norma ISO 20000-1:2018 - Gestão de serviços que entrou em vigor em 15 de setembro de 2018 traz oportunidades e desafios para as empresas já certificadas na norma ISO 20000-1 ou que se pretendem certificar.

A itSMF Portugal, organismo de normalização sectorial, desempenhou um papel ativo na elaboração, discussão e aprovação desta norma que se carateriza por requisitos e processos orientados a melhoria da eficiência dos serviços TI, promoveu mais um Workshop para apresentação desta nova norma, desta vez em Lisboa.

Data e Local


Data: 9 de outubro de 2018
Horário: 16h50 - 19h00
Local: Sede da itSMF Portugal, Rua Alexandre Cabral, Nº 2C - Loja A, 1600-803 Lisboa, Portugal

Inscrições


As inscrições são gratuitas mediante registo prévio em https://www.eventbrite.com/e/registo-16o-workshop-itsmf-portugal-a-nova-norma-iso-20000-12018-gestao-de-servicos-ti-50871566224?aff=st

Agenda


16h50: Receção dos participantes e café de boas vindas
17h00: Abertura, Luís Azevedo, Diretor itSMF Portugal

17h05: A certificação ISO 20000-1 em Portugal, Hermano Correia, APCER
17h20: A nova Norma ISO/IEC 20000-1:2018, Mário Rui Costa, TRANSPONDER CONSULTORES, Presidente CT191
17h35: A experiência de uma certificação ISO/IEC 20000-1, dificuldades e benefícios, Manuel Silva, DECSIS
17h50: O Mapeamento da ISO/IEC 20000-1 com a ISO/IEC 27001, Miguel Mira da Silva, IST

18h05: Mesa de debate: Gestão de serviços TI, certificação oportunidades e desafios.
- Moderada por Luís Azevedo, Diretor itSMF Portugal

- Mário Rui Costa, Presidente CT191, TRANSPONDER CONSULTORES
- Manuel Silva, DECSIS
- Hermano Correia, APCER
- Miguel Mira da Silva, IST

19h00: Encerramento, Luís Azevedo, Diretor itSMF Portugal

Apresentações


A certificação ISO 20000-1 em Portugal

Hermano Correia, APCER

A nova Norma ISO/IEC 20000-1:2018

Mário Rui Costa, TRANSPONDER CONSULTORES

A experiência de uma certificação ISO/IEC 20000-1

Manuel Silva, DECSIS

O Mapeamento da ISO/IEC 20000-1 com a ISO/IEC 27001

Miguel Mira da Silva e Francisco Cardoso, IST


Masterclasses

2ª Masterclass itSMF Portugal | DevOps in ITIL Organizations

O DevOps tem suscitado uma grande atenção no mundo da gestão de serviços de tecnologias de informação e aparece, por vezes, como uma alternativa que pode ameaçar o futuro do ITIL.

Significa isto que devemos abandonar os nossos investimentos correntes e futuros para a implementação e melhoria dos processos ITIL ou, pelo contrário, é uma oportunidade para melhorar a nossa abordagem de forma a incrementar o valor da gestão de serviços para a organização?

A itSMF Portugal, inserida na organização da Conferência Anual, promoveu uma Masterclass que aborda o tema da articulação entre o DevOps e o ITIL, contando com a participação de Barclay Rae. Barclay Rae é um consultor com vasta experiência na área da gestão de serviços TI tendo sido recentemente indigitado para integrar a equipa que vai produzir os conteúdos e exames para a nova certificação “ITIL Practitioner”.

Na primeira parte desta Masterclass, Barclay Rae apresentou a sua visão sobre o DevOps no atual contexto da gestão de serviços TIC, a sua importância efetiva, os desafios que enfrenta e a melhor abordagem para alavancar a implementação de DevOps. Na segunda parte, houve oportunidade para questionar Barclay Rae, em formato aberto e interativo, sobre a integração de DevOps numa organização ITIL, possibilitando a discussão de medidas concretas a executar com este propósito.


Data e Local

Data:
16 de setembro de 2015

Hora:
15H00-18H30

Local:
Sede da itSMF Portugal
Rua Alexandre Cabral, nº 2C - Loja A
1600-803 Lisboa


Agenda

14h30: Receção dos participantes e café de boas vindas
15h00: "DevOps in ITIL Organizations", Barclay Rae, BR Independent Management Consulting
16h00: Coffee Break

16h15: Perguntas & Respostas / Discussão prática
18h30: Encerramento da Masterclass


16º Workshop

16º Workshop itSMF Portugal | A nova norma ISO 20000-1:2018 - Gestão de serviços

A nova norma ISO 20000-1:2018 - Gestão de serviços que entrou em vigor em 15 de setembro de 2018 traz oportunidades e desafios para as empresas já certificadas na norma ISO 20000-1 ou que se pretendem certificar.

A itSMF Portugal, organismo de normalização sectorial, desempenhou um papel ativo na elaboração, discussão e aprovação desta norma que se carateriza por requisitos e processos orientados a melhoria da eficiência dos serviços TI, promoveu mais um Workshop para apresentação desta nova norma, desta vez em Lisboa.

Data e Local


Data: 9 de outubro de 2018
Horário: 16h50 - 19h00
Local: Sede da itSMF Portugal, Rua Alexandre Cabral, Nº 2C - Loja A, 1600-803 Lisboa, Portugal

Inscrições


As inscrições são gratuitas mediante registo prévio em https://www.eventbrite.com/e/registo-16o-workshop-itsmf-portugal-a-nova-norma-iso-20000-12018-gestao-de-servicos-ti-50871566224?aff=st

Agenda


16h50: Receção dos participantes e café de boas vindas
17h00: Abertura, Luís Azevedo, Diretor itSMF Portugal

17h05: A certificação ISO 20000-1 em Portugal, Hermano Correia, APCER
17h20: A nova Norma ISO/IEC 20000-1:2018, Mário Rui Costa, TRANSPONDER CONSULTORES, Presidente CT191
17h35: A experiência de uma certificação ISO/IEC 20000-1, dificuldades e benefícios, Manuel Silva, DECSIS
17h50: O Mapeamento da ISO/IEC 20000-1 com a ISO/IEC 27001, Miguel Mira da Silva, IST

18h05: Mesa de debate: Gestão de serviços TI, certificação oportunidades e desafios.
- Moderada por Luís Azevedo, Diretor itSMF Portugal

- Mário Rui Costa, Presidente CT191, TRANSPONDER CONSULTORES
- Manuel Silva, DECSIS
- Hermano Correia, APCER
- Miguel Mira da Silva, IST

19h00: Encerramento, Luís Azevedo, Diretor itSMF Portugal

Apresentações


A certificação ISO 20000-1 em Portugal

Hermano Correia, APCER

A nova Norma ISO/IEC 20000-1:2018

Mário Rui Costa, TRANSPONDER CONSULTORES

A experiência de uma certificação ISO/IEC 20000-1

Manuel Silva, DECSIS

O Mapeamento da ISO/IEC 20000-1 com a ISO/IEC 27001

Miguel Mira da Silva e Francisco Cardoso, IST


14º Workshop

14º Workshop itSMF Portugal | A New Architecture for IT Service Management Tools

A maioria do software atualmente disponível que designamos como “ferramentas de gestão de serviços” adiciona uma camada de complexidade em cima das ferramentas que já existem para gestão das aplicações e da infraestrutura. Isso resulta numa grande quantidade de trabalho acrescido, lentidão no registo da informação, qualidade da informação muitas vezes inaceitável e uma tendência para os técnicos rejeitarem a utilização de software de gestão de serviços.

Neste workshop promovido pela itSMF Portugal, Robert Falkowitz consultor com grande experiência na área da gestão de serviços de TI propôs uma nova arquitetura desenhada para alavancar as ferramentas base existentes e efetivamente ajudar as equipas a alcançarem os objetivos dos processos de gestão de serviços.

Apresentação

“A New Architecture for IT Service Management Tools”

Robert Falkowitz, Diretor da Concentric Circle Consulting, membro da itSMF Switzerland

Agenda

17h00: Receção dos participantes e café de boas vindas

17h15: Abertura Rogério Costa – Presidente da itSMF Portugal

17h20: “A New Architecture for IT Service Management Tools” – Robert Falkowitz, Diretor da Concentric Circle Consulting, membro da itSMF Switzerland

18h00: Perguntas & Respostas

18h30: Encerramento do workshop

Data e Local

Data: 5 de junho de 2014
Horário: 17h00 – 18h30
Local:
Sede da itSMF Portugal
Rua Alexandre Cabral, nº 2C – Loja A
1600-803 Lisboa

Inscrições

Associado: gratuito
Não Associado: 50€
Estudante Não Associado: 25€

Faça a sua inscrição através do telefone 21 421 6239 ou por email para secretariado@itsmf.pt.

Biografia

Robert S. Falkowitz é presidente da Concentring Circle Consulting e tem mais de 20 anos de experiência nas TI.

Possui as certificações ITIL 2 Manager pelo ISEB, ITILv3 Expert pela APMG e ISO/IEC 20000 Consultant pela itSMF.

Foi ainda reconhecido como “Distinguished Service Management Professional” pela prISM.