2017

Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação

A itSMF Portugal realizou a sua 14ª Conferência Anual no passado dia 10 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O tema, este ano, foi “Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação”.

É globalmente aceite que a inovação é fundamental para o reforço da competitividade das organizações, quer seja numa perspetiva mais económica, quer seja na relação com clientes e parceiros. Este reconhecimento resulta de se considerar que através da inovação podem ser desenvolvidos novos produtos e serviços, ou reformular processos de desenvolvimento e disponibilização desses produtos e serviços, respondendo à elevada pressão competitiva dos mercados e às expectativas dos cidadãos e organizações. É por isso um desígnio transversal à atividade privada e pública, materializando-se neste último caso na eficiência dos processos e da relação com o cidadão.

A Gestão de Serviços pretende garantir previsibilidade na prestação de serviços, como meio de indução de qualidade. Existe por isso o risco de limitar o espaço para inovação que se pretende aberto e ágil. Mas por outro lado, também poderá ser o meio para garantir a estabilidade operacional que facilite a experimentação. E a própria inovação pode e deve ser aplicada na Gestão de Serviços.

A conferência deste ano pretendeu por isso promover um espaço de reflexão e partilha de experiências que conjugue a Inovação com a Gestão de Serviços, tentando identificar as novas tendências e encontrar formas de conciliar e tirar o melhor partido de ambas as abordagens. O objetivo final é comum: melhorar as organizações e os respetivos produtos e serviços.

Contámos como habitualmente com a participação de diversos especialistas nacionais na área de gestão de serviços TI, académicos das nossas universidades e outros distintos convidados dos setores público e privado.


2018

15ª Conferência Anual itSMF Portugal '18

A 4ª Revolução Industrial traduz-se numa significativa alteração na forma como vivemos, trabalhamos e comunicamos. Constitui um novo patamar no desenvolvimento humano potenciado por um surpreendente conjunto de novas tecnologias que fazem esbater as fronteiras entre os mundos digital, físico e biológico. Torna-se desde logo mais evidente num contexto empresarial e industrial (Industry 4.0), como seja o exemplo das “smart factories” mas estende-se a outros domínios como as “smart cities” e até às nossas casas suportado na “Internet of Things” (IoT). Na essência, significa colocar o “equipamento” como uma entidade não passiva que implica reformular o princípio das Pessoas-Processos-Tecnologia, deixando a Tecnologia de ser um mero suporte para passar a ser um elemento ativo/participativo.

Esta nova preponderância do equipamento, associado com a respetiva capacidade de aprender e tomar decisões (“Artifical Intelligence” ou “Machine Learning”) coloca novos desafios para processos de gestão, alavancados na identificação à priori de decisores e na monitorização e seguimento da implementação das decisões tomadas. Uma revolução desta dimensão implica igualmente uma nova aprendizagem para maximizar os respetivos benefícios. Por outro lado, colocará ainda mais pressão sobre a utilização da informação, em que o “Big Data” terá um papel nuclear, e sem esquecer as questões inerentes à segurança da informação e privacidade.

Como garantir a unicidade e propósito dos processos contando com equipamentos que podem tomar autonomamente decisões que impactam o serviço prestado aos clientes? Qual a consequência de um equipamento tomar decisões de autoconfiguração que altera dinamicamente o serviço prestado? Serão os processos a limitar a flexibilidade destas alterações? Como poderão ser redesenhados os processos e relações com os clientes de modo a beneficiarem desta nova realidade sem colocar em causa as responsabilidades e direitos na relação cliente-fornecedor? São muitas as questões que se colocam no contexto da Gestão da Serviços e pretende-se com esta Conferência Anual contribuir para a promoção da necessária e premente discussão e partilha de experiências em torno desta nova realidade, a Indústria 4.0 e a 4ª Revolução Industrial.

Agenda

09h00 – 09h20: Receção e café da manhã
09h20 – 09h30: Boas Vindas, Rogério Costa, Presidente da itSMF Portugal
09h30 – 10h00: Abertura, Luís A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI
10h00 – 10h30: IoT: O Futuro Hoje, João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal
10h30 – 11h00: Transformação e automatização da gestão dos processos IT na Galp, Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, GALP

11h00 – 11h30: Coffee break
11h30 – 12h00: Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM), Rui Soares, itSMF Portugal
12h00 – 12h30: Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world, Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL

12h30 – 14h00: Almoço

14h00 – 14h30: Keynote Speaker: The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opportunities, Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer
14h30 – 15h00: Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nunca ter falhado um SLA, Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software

15h00 – 15h30: Coffee Break
15h30 – 16h15: Debate Final: A Gestão de Serviços TIC no Limiar da 4ª Revolução Industrial
Moderação:
José Carlos Martins, Coordenador do projeto IT’S TIME TO TALK ABOUT
Painel:
António Câmara, Professor at Universidade Nova de Lisboa, Chairman of Aromni. Co-Founder and Chairman of YGroup
Luís Vidigal, Presidente da Assoc. para o Desenvolvimento da Soc. da Informação (APDSI)
Miguel Moreira, Vice-Presidente Assoc. Port. Data Science (DSPA)

16h15: Encerramento

Apresentações

IoT: O Futuro Hoje

João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal

Transformação e automatização da gestão dos processos IT na Galp

Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, GALP

Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM)

Rui Soares, itSMF Portugal

Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world

Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL

The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opport

Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer

Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nu

Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software

Vídeos

Abertura

Rogério Costa, Presidente da itSMF Portugal

Keynote Speaker

Luís A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI

IoT: o Futuro Hoje

João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal

Transformação e automatização da gestão dos processos IT na GALP

Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, Galp

Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM)

Rui Soares, itSMF Portugal

Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world

Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL

The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opport

Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer

Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nu

Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software

Debate Final: A Gestão de Serviços TIC no Limiar da 4ª Revolução Industrial

Moderação:
José Carlos Martins, Coordenador do projeto IT’S TIME TO TALK ABOUT
Painel:
António Câmara, Professor at Universidade Nova de Lisboa, Chairman of Aromni,
Co-Founder and Chairman of YGroup
Luís Vidigal, Presidente da Assoc. Port. para Desenvolv. da Soc. da Informação (APDSI)
Miguel Moreira, Vice-Presidente da Assoc. Port. Data Science (DSPA)

Data

7 de junho de 2018
9H00-16H30

Local

Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa
Transportes públicos:
Metro: S. Sebastião (Linha Azul)
Carris: 716, 718, 726, 742, 758
Coordenadas Geográficas:
Latitude N 38° 44' 1.65"
Longitude W 9° 9' 37.21

Preço

- Associado € 50
- Não Associado € 100 (*)
- Estudante Associado € 20
- Estudante Não Associado € 35
- Institucional € 50

* Inclui a quota de 2019

Pode inscrever-se através do endereço de correio secretariado@itsmf.pt


Modalidades de Associado

Individual

50 €
  • Ver descontos abaixo

Corporate 3

135 €
  • Permite inscrever 3 Associados, todos da mesma Empresa/Organização

Corporate 10

400 €
  • Permite inscrever 10 Associados, todos da mesma Empresa/Organização

Corporate 20

700 €
  • Permite inscrever 20 Associados, todos da mesma Empresa/Organização

  • Modalidade “Individual” – Quotas com desconto:
    • Estudantes = 20€
    • Membros das Comissões Técnicas de Normalização do itSMF = 30€
    • Associados de organizações parceiras (APDSI) = 40€
  • Comparticipação para Membros das Comissões Técnicas de Normalização do itSMF:
    • Representantes de empresas ou freelancers = 20€ por cada CT participada
    • Representantes de outras organizações = 10€ por cada CT participada

Nota: não é obrigatório ser Associado do itSMF para participar nas Comissões Técnicas de Normalização

  • Os Associados das modalidades “Individual” e “Corporate”, beneficiam também de:
    • Oferta da Comparticipação em uma Comissão Técnica de Normalização do itSMF
    • Acesso aos “Fóruns DIS” das Comissões Técnicas de Normalização do itSMF

Preencha este formulário e junte-se à comunidade itSMF

Link: Formulário


Benefícios dos Associados

Benefícios dos associados do itSMF

  • Maior reconhecimento pela indústria e pelos pares
  • Desconto em eventos exclusivos e informação preferencial sobre os mesmos
  • Acesso a relatórios detalhados de estudos de maturidade e outros
  • Acesso aos fóruns de avaliação das versões “DIS” das novas normas do setor
  • Oferta da Comparticipação anual de uma comissão técnica de normalização
  • Newsletter
  • Logótipo da empresa/entidade na página de Associados Corporate
  • “Digital badge” para marketing pessoal ou corporativo (em preparação)

 

Eventos

Os eventos organizados pela itSMF atraem utilizadores, fornecedores e especialistas da indústria para o debate sobre a Gestão de Serviços de TI.
Os Membros têm descontos significativos ao participar nos seguintes eventos:

  • Conferência anual

  • Seminários regulares sobre temas específicos

  • Grupos de discussão de acesso gratuito


Venha colaborar com a itSMF Portugal

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    Rumos Serviços

    Sobre a Rumos Serviços

    A Rumos foi fundada em 1992, enquanto centro de formação TI. Hoje, através da Rumos Serviços, atua na área de Consultoria TI.

    Através de uma equipa de profissionais altamente especializados e certificados, a Rumos Serviços conta com soluções nas áreas de IT Service Management, Business Intelligence & Analytics, Enterprise Productivity & Collaboration, Cloud, IT Managed Services e IT Outsourcing.

    No âmbito do IT Service Management, presta serviços de Consultoria de Processos, Desenho, Implementação e Suporte em tecnologias de Gestão de Serviços em projetos internacionais de elevado rigor e complexidade nas áreas de:

    • Digital Service Management
      (Digital Workplace, Service Desk, IT Lifecycle Management, Service Level Management)
    • Digital Business Automation
      (Workload Automation, DevOps, Big Data)
    • IT Optimization
      (Performance and Monitoring)

    As parcerias tecnológicas da Rumos Serviços permitem uma entrega de serviços e projetos de forma certificada e com o nível de especialização, seguindo as melhores práticas do mercado, com exigentes graus de abrangência e integração.

    Saiba mais em www.rumos.pt/servicos


    Política de Privacidade

    A itSMF PORTUGAL – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GESTORES DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO (doravante denominada «itSMF Portugal»), é responsável pela recolha, processamento e utilização de dados pessoais no contexto da sua atividade e na promoção e divulgação de informação com vista à prossecução dos seus objetivos de desenvolvimento e promoção da atividade da Gestão de Infraestruturas de Tecnologias de Informação em Portugal e da Gestão e Governação de Serviços TIC.

    Assim, a recolha de dados pessoais visa o envio de informações sobre as atividades da itSMF Portugal, incluindo a promoção dos seus eventos, bem como de outras informações que considera serem do interesse geral ou que sejam fornecidas pelos seus Associados e Parceiros.

    São também utilizados os dados para operações de emissão de documentos de cariz financeiro inerentes, sobretudo, a transferências de valores referentes à quota anual dos seus associados ou inscrições em atividades.

    Para que o consentimento de tratamento de dados pessoais seja efetivo o mesmo não carece, necessariamente, de assinatura, mas sim da manifestação inequívoca e livre de autorização para o processamento e utilização desses dados. Esta autorização é obtida através de formulários elaborados para o efeito pela itSMF Portugal e onde também será sempre fornecido o acesso a estes termos e condições. O consentimento é solicitado em função dos diferentes canais de comunicação da itSMF Portugal e dos diferentes objetivos do tratamento dos dados.

    O consentimento poderá ser revogado a qualquer momento. Para tal, deverá remeter a sua intenção para secretariado@itSMF.pt .

    A itSMF Portugal atribui a maior importância à proteção de dados pessoais, pelo que a sua recolha, processamento e utilização obedecem aos seguintes princípios:

    1. Que tipo de dados pessoais serão recolhidos?

    a) Dados de contacto

    Os dados de contacto recolhidos nos formulários da itSMF Portugal dependem do objetivo e da relação que a pessoa singular pretende estabelecer connosco. Serão recolhidos os dados estritamente necessários à prossecução dos objetivos e nos seguintes cenários:

    • Inscrição enquanto associado da itSMF Portugal, em formulário digital ou em papel;
    • Inscrição numa atividade da itSMF Portugal (conferência, eventos, workshops, etc.);
    • Integração em Comissões Técnicas no âmbito da responsabilidade da itSMF Portugal como organismo de normalização setorial para as TIC (ONS-TIC);
    • Integração em Grupos de Trabalho da itSMF Portugal;
    • Envolvimento e cooperação na organização ou desenvolvimento de atividades da e com a itSMF Portugal.

    b) Dados relativos à caracterização académica, científica e atividade profissional

    Tratando-se de uma Associação que beneficia do envolvimento de especialistas em áreas académicas, científicas e profissionais específicas, sempre que aplicável, a itSMF Portugal preza pelo conhecimento e caracterização daqueles que se envolvem nas suas atividades, de forma a facilitar o contacto personalizado e direto quando oportuno.

    Para isso, poderão ser recolhidas informações relativas às qualificações académicas, área(s) de especialização e instituição/instituições a que se encontra vinculado(a).

    Esta caracterização visa igualmente distinguir os sócios estudantes, sendo que estes comprovarão o seu estatuto através do envio – online ou por correio postal – de uma declaração legal da instituição a que se encontra vinculado(a), digitalização do cartão de estudante, entre outros que se considerem necessários.

    c) Áreas de interesse

    Poderá ser convidado a fornecer informação relativa às suas áreas de interesse, com vista a adequar a comunicação e a sua participação nas atividades da itSMF Portugal.

    d) Dados para emissão de recibos e faturas

    São requeridos dados para emissão de recibos e faturas – nome para faturação, número de identificação fiscal (NIF) e morada completa (morada, código-postal e localidade) – principalmente perante quatro situações: (a) o pagamento da quota anual de sócio, (b) o pagamento da participação em eventos e atividades promovidos unicamente ou em parceria com a itSMF Portugal, (c) a transferência de valores relativos a prémios e apoios e (d) o pagamento de serviços a funcionários da itSMF Portugal ou, por pedido, a terceiros.

    e) Débito direto da quota anual

    Ao subscrever a Autorização de Débito em Conta SEPA, que não é obrigatória, a itSMF Portugal fica autorizada a enviar instruções ao banco do associado para debitar da sua conta a quota anual e o respetivo banco a debitar da sua conta, de acordo com as instruções da itSMF Portugal. Neste caso, serão pedidas informações relativas à identificação do titular da conta (nome do(a) titular da conta, morada, código-postal, localidade, cidade, país, número de conta – IBAN – e BIC SWIFT).

    Os direitos do associado da itSMF Portugal incluem a possibilidade de exigir ao seu banco o reembolso do montante debitado, nos termos e condições acordados com o seu banco. O associado poderá revogar o valor debitado junto do seu banco até um prazo máximo de 47 (quarenta e sete) dias.

    2. Como são recolhidos os dados pessoais?

    A itSMF Portugal pode recolher os seus dados pessoais através das plataformas eletrónicas Surveymonkey e EventBrite, cujas Políticas de Privacidade se encontram de acordo com os novos requisitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados, por meio do preenchimento de 3 formulários distintos:

    • Formulário de inscrição de Sócio Individual;
    • Formulários de inscrição em atividades e iniciativas da e com a itSMF Portugal.

    A itSMF Portugal poderá ainda recolher os seus dados pessoais aquando de eventos organizados por e com a nossa Associação.

    3. Quais os canais de comunicação utilizados pela itSMF Portugal?

    A forma como a itSMF Portugal estabelece contacto e comunica depende da autorização que lhe é concedida. Poderemos estabelecer contacto via e-mail (principalmente através de secretariado@itSMF.pt, mas também de qualquer outro endereço de correio eletrónico com domínio itsmf.pt), por contacto telefónico (apenas perante a impossibilidade de contacto por outras vias, ou contacto ineficaz via e-mail) ou via postal para a morada fornecida.

    Mediante autorização, poderá ser contactado(a) por pessoas individuais em nome da itSMF Portugal no decorrer das atividades em que se encontra a cooperar, principalmente nas Comissões Técnicas sob coordenação da itSMF Portugal enquanto ONS-TIC. Para isso, é solicitada a autorização para cedência de contactos aos coordenadores das respetivas Comissões Técnicas onde colabore ou, mediante a especificidade da atividade, solicitaremos antecipadamente a autorização expressa para a cedência de contactos a terceiros.

    4. Como e por quem são acedidos e geridos os dados pessoais?

    a) Acesso e gestão de dados pessoais

    O acesso e gestão dos dados pessoais poderá ser efetuado pelos membros da Direção da itSMF Portugal, pelo secretariado da itSMF Portugal, pela pessoa responsável pela Comunicação da itSMF Portugal, e pelo Técnico Oficial de Contas da itSMF Portugal, em funções.

    No caso de pertencer a alguma Comissão Técnica coordenada pela itSMF Portugal, ou estar envolvido na organização de alguma atividade específica, os seus contactos, estritamente necessários, serão cedidos aos coordenadores dessas atividades e serão também utilizados na dinamização de trabalho colaborativo em cloud e para que seja convocado para reuniões em prol das respetivas atividades.

    A gestão das informações pessoais cedidas implica, exclusivamente, a organização dos dados e listagem de acordo com a relação estabelecida com a itSMF Portugal, bem como em função das autorizações de contacto consentidas. Não serão tomadas decisões automatizadas sobre os dados.

    Só terão acesso aos seus dados entidades terceiras a quem a itSMF Portugal esteja legalmente obrigada a facultá-los e as empresas que tenham sido contratadas para prestar serviços de suporte à gestão interna da Associação.

    A itSMF Portugal compromete-se ainda a não contratar outro subcontratante para a realização de operações específicas de tratamento de dados sem que o associado tenha dado autorização prévia de forma geral ou específica.

    b) Armazenamento

    Os dados pessoais serão tratados apenas durante o tempo em que sejam necessários, úteis e relevantes e, em todo caso, durante o período de tempo que sejam legalmente exigíveis após o término da relação. Uma vez terminada a relação, os dados serão mantidos a fim de e durante o tempo necessário para cumprir as obrigações legais aplicáveis, estando os mesmos devidamente bloqueados. Concretamente, serão mantidos bloqueados por um prazo não superior a cinco anos após o término da relação.

    c) Transferência de dados pessoais

    Não ocorrerá a transferência não autorizada de dados pessoais quer para entidades, instituições e organizações (entre outras) nacionais e/ou internacionais.

    5. De que forma são protegidos os dados pessoais?

    Adotamos medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger os seus dados pessoais armazenados nos nossos sistemas contra perda, destruição, acesso não autorizado, alteração ou divulgação, sendo que as mesmas serão constantemente revistas e melhoradas para que a itSMF Portugal opere em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, bem como legislação que enquadra a sua aplicação a Portugal.

    6. Como pode exercer os seus direitos?

    No âmbito do RGPD e enquanto titular dos dados, poderá proceder à consulta e atualização da sua informação pessoal, bem como usar do seu direito de corrigir, bloquear ou eliminar estes dados (se aplicável) ou definir algumas das suas preferências como a receção de Boletins de Notícias. Poderá ainda, solicitar alguns direitos específicos como:

    • Informação adicional sobre a utilização dos seus dados;
    • Uma cópia dos dados guardados nas nossas bases de dados (formulário digital ou em papel);
    • Limitação ao tratamento ou esquecimento dos seus dados pessoais.

    Caso pretenda exercer algum dos direitos acima apresentados, iremos proceder à sua análise e responder no prazo legalmente exigido (máximo de 30 dias). Poderemos necessitar de verificar ou que prove a sua identidade antes de executar esses direitos.

    Se apresentar alguma questão relacionado com a nossa utilização dos seus dados pessoais poderá, a qualquer momento, contactar-nos para secretariado@itSMF.pt ou recorrer também a:

    Rua Alexandre Cabral n.º 2C – Loja A. 1600-803 Lisboa.
    Telefone: 21 421 6239

    Caso esteja insatisfeito com a nossa utilização dos seus dados pessoais ou com a nossa resposta após o exercício de algum destes direitos, tem o direito de apresentar reclamação junto da autoridade de controlo nacional (CNPD – Comissão Nacional de Proteção de Dados | Rua de São Bento, n.º 148, 3º. 1200-821 Lisboa | Tel: 213 928 400 | Fax: 213 976 832 | e-mail: geral@cnpd.pt).

    7. Como poderá revogar o seu consentimento?

    As autorizações atribuídas para a recolha, processamento e utilização de dados podem ser revogadas pelo próprio a qualquer momento, com efeito futuro. Para solicitar alterações às autorizações contacte-nos por e-mail para secretariado@itSMF.pt.


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    Porquê patrocinar a itSMF Portugal?

    A intervenção da itSMF

    A itSMF - IT Service Management Forum é uma organização independente e sem fins lucrativos, reunindo mais de 6.000 organizações, dos setores público e privado, e envolvendo mais de 40.000 indivíduos espalhados por mais de 50 Chapters.

    O Chapter de Portugal – itSMF Portugal - existe desde 2003 e teve desde então um papel nuclear na promoção e divulgação das boas práticas da Gestão de Serviços, num movimento de transformação dos temas de Governance das TIC em Portugal.

    Tem vindo a diversificar a sua intervenção, abordando outros temas atuais e relevantes para a sua comunidade, destacando-se o papel de ONS (Organismo de Normalização Setorial) atribuído pelo IPQ (Instituto Português das Qualidade) para o sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).


    A comunidade itSMF

    Um dos pilares da itSMF Portugal são os seus associados, representando cerca de 236 associados corporativos, representando organizações públicas e privadas, de diferentes dimensões, e 20 associados individuais.

    A itSMF desde sempre estabeleceu parcerias e colaborações com outras organizações similares e com o meio académico, possibilitando estender a sua influência.

    Nos eventos que organiza envolve anualmente cerca de 500 participantes, dos sectores público e privado, a maioria decisores e responsáveis pelas TIC na respetivas organizações.

    Mantém igualmente uma participação ativas nas redes sociais (Facebook; Linkedin; Twitter)


    Conferência Anual

    A Conferência Anual da itSMF Portugal é uma referência nos eventos nacionais, dinamizando um elevado número de profissionais e de organizações.
    A realizar em outubro de 2019, a 16ª Conferência Anual terá como tema O Mundo Digital na Próxima Década, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a forma como a dinâmica da transformação digital nos afetará nos próximos tempos
    Tem a duração de um dia e normalmente possui um tema âncora suportado na participação de keynote speakers com relevância e impacto nacional. Promove a partilha de experiências através da apresentação de casos recentes e de debates com elementos que aportam diferentes perspetivas aos temas em discussão.

    A participação média no evento é de ~150 elementos e envolve diversos parceiros, alguns deles recorrentes. No entanto o seu impacto em termos de comunicação é muito superior através da respetiva divulgação através da rede de associados (mailing), parceiros e e visitas à página da Conferência.


    It’s Time to Talk About/Workshops

    Complementarmente à Conferência são realizados eventos temáticos que visam trazer temas relevantes e atuais do interesse da comunidade da itSMF, podendo serem fora do contexto da Gestão de Serviços. Inserem-se no programa It’s Time to Talk About (IT2TA) ou consistem em Workshops.

    Em 2018 realizaram-se 6 eventos abordando um conjunto alargado de temas como o Blockchain. Kryptocurrency, Gestão e Governação das TIC e Norma ISO 20000-1:2018

    Tem um formato ligeiro de forma a ser mais atrativo e fomenter a participação, consistindo numa sessão ao final do dia, suportado numa apresentação e num debate com elementos ou organizações com relevância e impacto no tema em discussão. Em 2018 teve uma participação média de ~30 elementos por evento.
    Para a realização de eventos IT2TA ou Workshops serão adotados os temas que forem considerados mais relevantes ou diretamente solicitados pelos associados. Sem prejuízo de serem identificados outros, abaixo uma lista de temas que têm vindo a ser mais referenciados na comunidade itSMF:

    • ITIL, Agile, & DevOps
    • COBIT/ISO 38500 in Digital Transformation
    • The new service management standard: ISO 20000:2018
    • Service Management For The Digital Age

    • Accelerating the Digital Transformation
    • Artificial Intelligence & Machine Learning
    • Internet Of Things
    • Smart Cities & Factories
    • Blockchain Transformation

    • Data Science & Big Data
    • Cloud & Edge Computing
    • Immersive experience: VR & AR
    • Cybersecurity & GDPR


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    Quem Somos

    Mesa da Assembleia Geral

    Presidente Júlio Moreno
    Vice-Presidente Luís Braga
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    Paulo Neves

    Conselho Fiscal

    Presidente Ivo Barros
    Secretário Susana Soares
    Relator Luís Rodrigues

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    Presidente Luís Azevedo
    Vice-Presidente Mário Costa
    Secretário-Geral Hermano Correia
    Tesoureira Raquel Porciúncula
    Vogais António Bento

    João Carlos Falcão

    Fausto Curado

    Apoio à Direção

    Apoio ONS-TIC Filipe Martins
    Comunicação Daniela Azevedo
    Conferência Isabel Martins