2015
Para Além do ITIL: Tradição e Novas Tendências
A itSMF Portugal organizou a sua 12ª Conferência Anual no passado dia 17 de setembro, em Lisboa.
O tema, este ano, foi “Para além do ITIL: Tradição e Novas Tendências”.
Os responsáveis de Sistemas e Tecnologias de Informação reconhecem, cada vez mais, na adoção de referenciais de boas práticas e de standards universais uma mais-valia para o sucesso dos seus projetos e das suas organizações. No contexto da Gestão de Serviços, o ITIL (Information Technology Infrastructure Library), cuja primeira versão foi publicada em finais dos anos 80, foi globalmente reconhecido como o referencial de facto e tem vindo ao longo dos anos a evoluir, adaptando-se a novos requisitos e desafios, e incorporando melhorias tendo por base os contributos de uma comunidade ativa.
Em simultâneo, outros standards e referenciais (como COBIT5, Lean IT, Agile e DevOps) têm também emergido no âmbito da Gestão de Serviços, alguns atuando no mesmo contexto de intervenção do ITIL, outros claramente complementares. Todos esses referenciais têm contribuído para a clarificação de alguns conceitos como “IT Operations”, “IT Management” e “IT Governance”. Mas o fundamental é que cada organização possa efetuar a sua avaliação dos referenciais e standards existentes, selecionar os que melhor se adaptam à sua realidade, decidir sobre o âmbito de implementação e definir ambições de formalização e reconhecimento dessas implementações (por exemplo, através certificações).
A constante e cada vez maior pressão pela otimização dos recursos (fazer mais por menos) promove uma intensa discussão nas organizações entre a necessidade de garantir rigor e controlo na gestão e prestação de serviços, e entre a necessidade de agilizar processos e garantir tempos de resposta ainda mais reduzidos.
Importa por isso refletir sobre de que forma todo este universo de boas práticas na Gestão de Serviços, sejam as mais históricas, sejam as mais recentes, contribuem com soluções efetivas e adaptadas a estes novos desafios e possibilitem aos Sistemas e Tecnologias de Informação constituírem um suporte ativo e essencial do negócio, muitas vezes redefinindo-o.
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2016
Gestão de Serviços numa Estratégia de Transformação Digital
A itSMF Portugal vai realizar a sua 13ª Conferência Anual no próximo dia 27 de outubro, em Lisboa. O tema, este ano, é “Gestão de Serviços numa Estratégia de Transformação Digital”.
O mundo – pessoas, objetos, organizações – está cada vez mais digital. O aumento exponencial de dispositivos móveis, a popularidade das redes sociais, a disseminação de objetos ligados à Internet, o crescimento do volume de dados, a capacidade de processamento, a computação em nuvem e, consequentemente, o cada vez maior grau de dependência, das organizações e das pessoas, deste mundo digital, potenciam toda esta transformação digital.
Estamos no limiar de uma nova Revolução Industrial (Industry 4.0) caracterizada pela convergência e esbatimento das fronteiras entre o físico, o digital e o biológico. O digital assume por isso um papel fundamental na estratégia de qualquer negócio. A Economia Digital (Digital Business) é uma mudança de paradigma na forma como as organizações públicas e privadas irão crescer, competir, inovar e prosperar.
Esta transformação representa a oportunidade para criar novos modelos de negócio e desenvolver produtos e serviços inovadores anteriormente impensáveis. É igualmente uma oportunidade para melhorar a eficiência e a competitividade, repensando a forma como trabalhamos e revendo processos de negócio e operacionais. Privilegiar a experiência do cliente passa a ser uma exigência. A adaptação das organizações a estas novas condições e oportunidades de mercado exige uma visão alinhada com uma estratégia digital, revisão dos modelos de governação e capacidade de implementação. E o sucesso dessa adaptação determinará o êxito e a sobrevivência da organização.
As boas práticas de Gestão de Serviços, pela sua natureza agnóstica da tecnologia e fortemente alicerçada na capacidade de suporte organizacional e operacional, serão por isso fundamentais em qualquer iniciativa de transformação. Neste contexto, os processos de governação e gestão dos serviços TIC representarão, por um lado, um elemento facilitador na delineação de uma estratégica de transformação digital, atuando como uma vantagem competitiva, e, por outro lado, garantem a integração de novas e distintas abordagens de negócio, independentemente das tecnologias adotadas.
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2017
Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação
A itSMF Portugal realizou a sua 14ª Conferência Anual no passado dia 10 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
O tema, este ano, foi “Tendências da Gestão de Serviços no contexto da Inovação”.
É globalmente aceite que a inovação é fundamental para o reforço da competitividade das organizações, quer seja numa perspetiva mais económica, quer seja na relação com clientes e parceiros. Este reconhecimento resulta de se considerar que através da inovação podem ser desenvolvidos novos produtos e serviços, ou reformular processos de desenvolvimento e disponibilização desses produtos e serviços, respondendo à elevada pressão competitiva dos mercados e às expectativas dos cidadãos e organizações. É por isso um desígnio transversal à atividade privada e pública, materializando-se neste último caso na eficiência dos processos e da relação com o cidadão.
A Gestão de Serviços pretende garantir previsibilidade na prestação de serviços, como meio de indução de qualidade. Existe por isso o risco de limitar o espaço para inovação que se pretende aberto e ágil. Mas por outro lado, também poderá ser o meio para garantir a estabilidade operacional que facilite a experimentação. E a própria inovação pode e deve ser aplicada na Gestão de Serviços.
A conferência deste ano pretendeu por isso promover um espaço de reflexão e partilha de experiências que conjugue a Inovação com a Gestão de Serviços, tentando identificar as novas tendências e encontrar formas de conciliar e tirar o melhor partido de ambas as abordagens. O objetivo final é comum: melhorar as organizações e os respetivos produtos e serviços.
Contámos como habitualmente com a participação de diversos especialistas nacionais na área de gestão de serviços TI, académicos das nossas universidades e outros distintos convidados dos setores público e privado.
2018
15ª Conferência Anual itSMF Portugal '18
A 4ª Revolução Industrial traduz-se numa significativa alteração na forma como vivemos, trabalhamos e comunicamos. Constitui um novo patamar no desenvolvimento humano potenciado por um surpreendente conjunto de novas tecnologias que fazem esbater as fronteiras entre os mundos digital, físico e biológico. Torna-se desde logo mais evidente num contexto empresarial e industrial (Industry 4.0), como seja o exemplo das “smart factories” mas estende-se a outros domínios como as “smart cities” e até às nossas casas suportado na “Internet of Things” (IoT). Na essência, significa colocar o “equipamento” como uma entidade não passiva que implica reformular o princípio das Pessoas-Processos-Tecnologia, deixando a Tecnologia de ser um mero suporte para passar a ser um elemento ativo/participativo.
Esta nova preponderância do equipamento, associado com a respetiva capacidade de aprender e tomar decisões (“Artifical Intelligence” ou “Machine Learning”) coloca novos desafios para processos de gestão, alavancados na identificação à priori de decisores e na monitorização e seguimento da implementação das decisões tomadas. Uma revolução desta dimensão implica igualmente uma nova aprendizagem para maximizar os respetivos benefícios. Por outro lado, colocará ainda mais pressão sobre a utilização da informação, em que o “Big Data” terá um papel nuclear, e sem esquecer as questões inerentes à segurança da informação e privacidade.
Como garantir a unicidade e propósito dos processos contando com equipamentos que podem tomar autonomamente decisões que impactam o serviço prestado aos clientes? Qual a consequência de um equipamento tomar decisões de autoconfiguração que altera dinamicamente o serviço prestado? Serão os processos a limitar a flexibilidade destas alterações? Como poderão ser redesenhados os processos e relações com os clientes de modo a beneficiarem desta nova realidade sem colocar em causa as responsabilidades e direitos na relação cliente-fornecedor? São muitas as questões que se colocam no contexto da Gestão da Serviços e pretende-se com esta Conferência Anual contribuir para a promoção da necessária e premente discussão e partilha de experiências em torno desta nova realidade, a Indústria 4.0 e a 4ª Revolução Industrial.
Agenda
09h00 – 09h20: Receção e café da manhã
09h20 – 09h30: Boas Vindas, Rogério Costa, Presidente da itSMF Portugal
09h30 – 10h00: Abertura, Luís A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI
10h00 – 10h30: IoT: O Futuro Hoje, João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal
10h30 – 11h00: Transformação e automatização da gestão dos processos IT na Galp, Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, GALP
11h00 – 11h30: Coffee break
11h30 – 12h00: Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM), Rui Soares, itSMF Portugal
12h00 – 12h30: Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world, Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL
12h30 – 14h00: Almoço
14h00 – 14h30: Keynote Speaker: The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opportunities, Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer
14h30 – 15h00: Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nunca ter falhado um SLA, Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software
15h00 – 15h30: Coffee Break
15h30 – 16h15: Debate Final: A Gestão de Serviços TIC no Limiar da 4ª Revolução Industrial
Moderação:
José Carlos Martins, Coordenador do projeto IT’S TIME TO TALK ABOUT
Painel:
António Câmara, Professor at Universidade Nova de Lisboa, Chairman of Aromni. Co-Founder and Chairman of YGroup
Luís Vidigal, Presidente da Assoc. para o Desenvolvimento da Soc. da Informação (APDSI)
Miguel Moreira, Vice-Presidente Assoc. Port. Data Science (DSPA)
16h15: Encerramento
Apresentações | ||
IoT: O Futuro Hoje
João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal |
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Transformação e automatização da gestão dos processos IT na Galp
Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, GALP |
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Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM)
Rui Soares, itSMF Portugal |
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Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world
Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL |
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The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opport
Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer |
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Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nu
Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software |
Vídeos | ||
Abertura
Rogério Costa, Presidente da itSMF Portugal |
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Keynote Speaker
Luís A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI |
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IoT: o Futuro Hoje
João Machado, IoT Connectivity Solution Architect Manager, Vodafone Portugal |
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Transformação e automatização da gestão dos processos IT na GALP
Rui Ribeiro Pereira, Manager of Information Systems Operations, Galp |
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Serviço alerta, privacidade certa (GDPR & ITSM)
Rui Soares, itSMF Portugal |
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Keynote Speaker: Internet of Things: realising the potential of a trusted smart world
Graça Carvalho, Strategic Alliances Director, Department of Computer Science, UCL |
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The revised ISO/IEC 20000 standard supports today’s service management trends, challenges and opport
Lynda Cooper, Project editor ISO20000-1, Consultant, Trainer |
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Caso de estudo ISO/IEC 20000-1: Prestação de serviços TIC a mais de 200 laboratórios clínicos sem nu
Paulo Sousa, CEO, Maxdata Software |
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Debate Final: A Gestão de Serviços TIC no Limiar da 4ª Revolução Industrial
Moderação: |
Data
7 de junho de 2018
9H00-16H30
Local
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa
Transportes públicos:
Metro: S. Sebastião (Linha Azul)
Carris: 716, 718, 726, 742, 758
Coordenadas Geográficas:
Latitude N 38° 44' 1.65"
Longitude W 9° 9' 37.21
Preço
- Associado € 50
- Não Associado € 100 (*)
- Estudante Associado € 20
- Estudante Não Associado € 35
- Institucional € 50
* Inclui a quota de 2019
Pode inscrever-se através do endereço de correio secretariado@itsmf.pt
2019
16ª Conferência Anual itSMF Portugal '19
A itSMF Portugal vai organizar a sua 16ª Conferência Anual subordinada ao tema: “O Mundo Digital na Próxima Década”, no próximo dia 3 de outubro, em Lisboa, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
A Transformação Digital tem marcado a agenda dos responsáveis pelas organizações e departamentos TIC no setor privado e público nos últimos anos, reflexo de uma nova era de inovação e tecnologia.
No limiar da próxima década, a incerteza é grande e exige uma adequada preparação para um mundo em constante mudança. Mas em contrapartida a evolução tecnológica gera novas oportunidades que permitirão transformar radicalmente os modelos de negócio atuais. Neste contexto, a Inovação será essencial em qualquer processo de Transformação Digital, pela necessidade de se pensar diferente, potenciando ao máximo os benefícios do ambiente tecnológico envolvente.
Esta será por isso uma década com novas e excelentes oportunidades e não será possível ficar indiferente, sob pena de se ficar irremediavelmente fora da corrida. Persistirá por isso quem melhor se adaptar e adequar os seus modelos de negócio. Acompanhar a evolução das tecnologias que têm sustentado o movimento de transformação, mas também antecipar as tecnologias emergentes, é essencial para assegurar ou ganhar vantagem competitiva. Os responsáveis pelas organizações e os responsáveis pelos departamentos de TIC terão de estar atentos neste ambiente de incerteza e de mudança que irá caracterizar a próxima década. O grande desafio será por isso saber que rumo tomar e como preparar as suas organizações para responder de forma ágil e eficaz neste contexto de mudança mas também de novas oportunidades para fomentar a Transformação Digital.
A Conferência constituirá um espaço de reflexão, reunindo especialistas, académicos e convidados dos setores público e privado, que partilharão as suas experiências e visão para a próxima década.
INSCREVA-SE JÁ!
Pode fazer a sua inscrição através do telefone 21 421 6239 ou de mensagem para o endereço secretariado@itsmf.pt. Se preferir, utilize o formulário que se encontra mais abaixo para fazer a inscrição.
Contamos com a sua presença!
Agenda
09h00 – 09h20: Receção e café da manhã
09h20 – 09h30: Boas Vindas, Luís Braga, Vice-Presidente da itSMF Portugal
09h30 – 10h00: Abertura, Rui Paiva, Administrador, Sonae IM (Investment Management)
10h00 – 10h30: A Autonomia e a Automatização de braços dados, Paulo Magalhães, VP Southern Europe, Easyvista
10h30 – 11h00: Digital Workplace e as Competências do Futuro, António Maia, Business Transformation & Adoption Director, Claranet
11h00 – 11h30: Coffee break
11h30 – 12h00: Qualidade e segurança pela via da transformação digital, António Marques, CTO, Ubiquity
12h00 – 12h30: Keynote: Worten’s Digital Journey, Paulo Primo Lopes, Digital Transformation Manager, Worten
12h30 – 14h00: Almoço
14h00 – 14h30: Keynote: Data Science: making your bank smarter to make your life easier, Bernardo Caldas, Head of Data Science & AI, Novo Banco
14h30 – 15h00: Conformidade com o RGPD recorrendo a Normas Internacionais, Luis Azevedo, Vogal, itSMF Portugal
15h00 – 15h30: Coffee Break
15h30 – 16h20: Debate Final: O Mundo Digital na Próxima Década
Moderação:
- Luis A Portugal Deveza, Consultor de Empresas TI
Painel:
- Fred Antunes, Presidente, Associação Portuguesa de Blockchain e Criptomoedas
- César Pestana, Presidente, eSPap
- Allen Vasconcelos, Head of Digital HUB @ Digital Global Unit, EDP
16h30 – Encerramento
Apresentações | ||
A Autonomia e a Automatização de braços dados
Paulo Magalhães, VP Southern Europe, EasyVista |
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Digital Workplace e as Competências do Futuro
António Maia, Business Transformation & Adoption Director, Claranet |
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Qualidade e segurança pela via da transformação digital
António Marques, CTO, Ubiquity |
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Keynote: Worten’s Digital Journey
Paulo Primo Lopes, Digital Transformation Manager, Worten |
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Keynote: Data Science: making your bank smarter to make your life easier
Bernardo Caldas, Head of Data Science & AI, Novo Banco |
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Conformidade com o RGPD recorrendo a Normas Internacionais
Luis Azevedo, Vogal, itSMF Portugal |
Vídeos | ||
Boas Vindas
Luís Braga, Vice-Presidente, itSMF Portugal |
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Abertura
Rui Paiva, Administrador, Sonae IM (Investment Management) |
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A Autonomia e a Automatização de braços dados
Paulo Magalhães, VP Southern Europe, EasyVista |
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Digital Workplace e as Competências do Futuro
António Maia, Business Transformation & Adoption Director, Claranet |
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Qualidade e segurança pela via da transformação digital
António Marques, CTO, Ubiquity |
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Keynote: Worten’s Digital Journey
Paulo Primo Lopes, Digital Transformation Manager, Worten |
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Keynote: Data Science: making your bank smarter to make your life easier
Bernardo Caldas, Head of Data Science & AI, Novo Banco |
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Conformidade com o RGPD recorrendo a Normas Internacionais
Luis Azevedo, Vogal, itSMF Portugal |
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Debate Final: O Mundo Digital na Próxima Década
Moderação: |
Data
3 de outubro de 2019
9H00-17H00
Local
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide
1099-085 Lisboa
Transportes públicos:
Metro: S. Sebastião (Linha Azul)
Carris: 716, 718, 726, 742, 758
Coordenadas Geográficas:
Latitude N 38° 44' 1.65"
Longitude W 9° 9' 37.21
Preço
- Associado € 50
- Não Associado € 100 (*)
- Estudante Associado € 20
- Estudante Não Associado € 35
- Institucional € 50
* Inclui a quota de 2019
Pode inscrever-se através do endereço de correio secretariado@itsmf.pt ou enviando o formulário que se encontra mais abaixo